Mato Grosso foi palco de discussões nacionais sobre segurança pública nesta semana. Os secretários de Segurança Pública do Brasil estiveram em Cuiabá para a reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Dentre os temas, foi discutida a atuação do setor durante as manifestações populares que vem ocorrendo no Brasil desde o mês de junho.

O presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e secretário de Segurança Pública do Pernambuco, Wilson Salles Damazio, falou sobre a atuação da segurança pública durante as manifestações. “A área de segurança pública saiu bem. Os profissionais que atuaram estão de parabéns pelo exemplo de cidadania que deram. As manifestações são democráticas e a polícia, como faz parte desse povo, tem cada vez mais que apoiar, logicamente que se preparando para isto e também para reprimir aqueles que aproveitam dessas manifestações para praticar crimes. No mais, a polícia tem que ter paciência, é um momento especial que o povo está vivendo, e ela tem dado um grande exemplo dessa paciência”, destacou.

Leia também:  Carro capota e duas pessoas ficam feridas na MT-270

O presidente do Consesp acredita ainda que os protestos serviram de experiência para melhorar a atuação das forças de segurança durante esse tipo de evento. “O Brasil passou um período muito longo sem esse tipo de manifestação. Agora acredito que nos preparamos e vamos viver um grande momento no próximo ano com a Copa do Mundo. Essas manifestações estão sendo um grande laboratório para fazermos um bom trabalho em 2014″, completou Wilson.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, frisou a importância de Mato Grosso receber pela primeira vez o Colégio Nacional de Secretários, principalmente nesse período pós-manifestações. “Pudemos avaliar como foram os protestos de cada estado no quesito atuação da segurança. Como as ações foram desenvolvidas e como estão sendo resolvidos os problemas de violência, principalmente nos estados que tiveram muita depredação de patrimônio”, enfatizou Bustamante.

Leia também:  Paranatinga | Homem é encontrado morto em fazenda

A reunião do Consesp aconteceu simultâneamente ao 7º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.