Abertura Expoagro 2013

O governador Silval Barbosa e o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, participaram da abertura da 49ª Expoagro, nesta quinta-feira (05). O governador disse que a exposição já é uma referência nacional do agronegócio. “A Expoagro reflete a força do agronegócio, do melhoramento da genética, da pesquisa e dos grandes leilões. A Expoagro mostra a força do nosso Estado e a força do Brasil, por meio da participação de todo o setor produtivo.

Silval disse ainda que o Estado espera comemorar o record de vendas durante os 11 dias de realização do evento. Ele lembra que o Banco do Brasil, com o qual o governo assinou um termo de compromisso, e o Banco da Amazônia (Basa) vão dispor de R$ 130 milhões, por meio das agências instaladas no parque. “Essa é uma inovação. O produtor vai poder fechar negócio, após a análise do cadastro, aqui no local”, destaca. As agências vão atender pequenos, médios e grandes produtores e permitirá a aquisição de equipamentos agrícolas, automóveis e animais em leilões com melhores condições de financiamento.

Leia também:  Morre aos 86 anos a 1ª prefeita de Várzea Grande e ex-deputada de MT

O secretário Jairo Pradela destacou a importância da Expoagro para o turismo. Segundo ele, a exposição fomenta o turismo interno e do agronegócio. “A Expoagro é uma feira que já entrou no roteiro turístico local e nacional. Além de fomentar a economia, a feira destaca a cultura mato-grossense”.

Esta será a última Expoagro do Parque de Exposição, o local será transformado num Fan Fest Park, um espaço para que a população possa assistir os jogos da Copa em telões. O novo Parque será construído na Rodovia Palmiro Paes de Barros (estrada de Santo Antonio) e Silval Barbosa anunciou que assim que a exposição terminar as máquinas já vão estar trabalhando no local. Antes de o governador pronunciar sua fala de abertura, o deputado federal Homero Pereira propôs que a emenda parlamentar da bancada de Mato Grosso, junto ao ministério da Agricultura, seja destinada para investir na infraestrutura do novo parque.

Leia também:  Embriaguez e velocidade apontam 80% dos acidentes de trânsito

Silval Barbosa destacou que, se Mato Grosso, que é o maior produtor de grãos, da pecuária, onde se realiza as maiores exposições, e a Expoagro é a maior do Centro-Oeste “nós temos que ter o maior parque de exposição consolidado aqui em Cuiabá”. O governo de Mato Grosso já fez a aquisição de uma área de 100 hectares que irá abrigar as futuras exposições.
O presidente do sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, disse que a expectativa é de receber nos 11 dias de exposição mais de 300 mil pessoas, e confirmar um volume de mais de R$ 33 milhões em 19 leilões que deverão comercializar 1160 animais.

Leia também:  Justiça restringe tráfego de caminhões na estrada Cuiabá/Chapada

Em seguida o governador, acompanhado do presidente do Sindicato Rural, empresários, secretários de Estados e deputados, percorreu estandes instalados no local, como de concessionárias de carros e tratores, do Senar, do comando local da Polícia Militar, do Governo do Estado – no qual estão as secretarias Sedraf, Sedtur e Secopa – a agência do Banco do Brasil e Basa e, fechando a visita, o da Prefeitura Municipal de Cuiabá, junto com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.