Agora MT Variedades Moda e Beleza Tênis: como escolher o modelo certo
MODA E BELEZA

Tênis: como escolher o modelo certo

É preciso verificar o tipo de ocasião a que os tênis se destinam. Saiba como escolher o modelo certo de tênis

Fonte: Da redação com Mundo das Tribos
VIA

Divulgação
Divulgação

 

Ainda que não se frequente uma academia, quadras de esporte, pistas de corridas e afins, é sempre válido ter um calçado com estilo mais esportivo e confortável, que contribuem com o bem estar, em momentos de lazer. Atualmente, são inúmeros os modelos de tênis e cada um se destina a uma ocasião diferente. É de grande importância saber qual dele responde aos seus anseios e por que respondem. Veja algumas dicas para escolher o modelo certo de tênis.

Tênis para academia

Se a intenção é escolher um modelo de tênis que seja adequado à prática de atividades mais leves, como a musculação, por exemplo, então não é necessário que o tênis tenha amortecedores. Estes são muito importantes para exercícios que causam impacto, pois ajudam a proteger os calcanhares, além dos joelhos e coluna. Mesmo assim, vale a pena apostar em um calçado que tenha o solado e a parte interna (palmilha) macios. Isso ajuda a proteger de pequenos impactos, causados pelo simples caminhar. Boas opções são os modelos que mesclam couro e nylon ou outros tecidos que permitem ventilação aos pés. O caráter mais rijo do couro contribui com a firmeza dos pés. Já os outros tecidos ou aberturas do tênis ajudam a prevenir fungos e micoses, causados pela umidade e pelo suor.

Tênis para corrida ou caminhadas longas

Ao andar demais ou correr, o impacto que os pés sofrem, com os passos, é muito forte. Isso é ainda mais acentuado nas corridas, quando o corpo volta a se estabilizar no chão, por meio de uma forte (embora quase imperceptível) queda. Os pés sofrem demais com isso. Portanto, se você quer escolher um tênis ideal para corrida ou longas caminhadas, então é preciso dar atenção especial ao tipo de solado que ele tem. A primeira coisa é verificar a altura do solado. Ela não pode ser alta demais pois, caso contrário, irá desestabilizar o corpo, ao pisar. Verifique, também, se o modelo tem amortecedores, que não devem ser muito grandes e longe, uns dos outros. Isso contribui com problemas de coluna e de joelhos, além de não ser favorável à velocidade.

Tênis para outras atividades

Cada atividade tem suas características e é baseada nelas que os fabricantes criam seus modelos de tênis esportivos. Por exemplo, para a prática de basquete, é essencial escolher um tênis que tenha um solado especial (que evita escorregamento) e cano alto (que evita as torções de tornozelo). Já os de futebol têm detalhes especiais na sola, que ajudam os pés a se manterem firmes na grama ou na quadra. Depende do que se quer fazer.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas