Foto: assessoria
Foto: assessoria

Depois de décadas, enfim sanada a questão da regularização fundiária nos Distritos de Bom Jardim e Vila Roda Dagua, ambas inseridas do Projeto de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizados no município de Nobres (142 Km de Cuiabá). A deputada Tetê Bezerra (PMDB), acompanhada do secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, e do prefeito de Nobres, Sebastião Gilmar Luiz da Silva (PDT), estiveram durante toda manhã desta quinta-feira (18.06), em Brasília (DF), no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com secretário Extraordinário do Terra Legal, Sérgio Lopes.

De acordo com a deputada Teté Bezerra, para esse momento a área de regularização fundiária é de aproximadamente 87 hectares, localizados no perímetro urbano, sendo 42 hectares em Vila Roda Dagua e 45 hectares em Bom Jardim. Ela explica que o processo é através de um Termo de Doação da União através da Secretaria Extraordinária do Terra Legal, passando a área para o município de Nobres. “O prefeito saiu, logo que finalizou a reunião, com o titulo de área pronto para ser registrado em cartório e, com isso, promover junto aos moradores uma ação para a entrega dos títulos a cada um. É uma vitoria para os moradores da região que há anos buscam esse reconhecimento”, destaca a deputada.

Leia também:  Delação de Silval envolve Maggi, Wellington e Bezerra

Para Sebastião Gilmar Luiz da Silva, a regularização fundiária dos distritos representa o desenvolvimento social e turístico da região. Ele destaca que os investidores agora poderão investir na localidade. “É um marco para toda sociedade de Nobres o reconhecimento de posse da terra aos moradores que vivem lá. O empenho da deputada Teté Bezerra e do secretário Jairo Pradela foi fundamental para o sucesso de anos de luta de vários moradores. Seremos eternamente agradecidos”, disse o prefeito.

O secretário Jairo Pradela destacou a consultoria desenvolvida pela Secullos Tour, a contratada pela Sedtur para mapear, diagnosticar e formatar o setor turístico do município. “Há tempo a Sedtur vem articulando ações para que o processo de regularização fundiária seja realmente concretizado e, com isso, colocar de fato Nobres entre um dos principais destinos turísticos de país”, completou o secretário.

Leia também:  Força Tática de Rondonópolis recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal

Há anos moradores aguardam ansiosos a regularização fundiária da terra onde vivem. Com um grande potencial turístico, muitos ficam impedidos de receber investimentos da iniciativa privada, ou mesmo de linhas de crédito, para poderem investir em infraestrutura e, com isso, explorar de forma consciente o que natureza oferece.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.