Eduardo Musa, presidente da Caloi, vai liderar divisão de bicicletas da companhia no país (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Eduardo Musa, presidente da Caloi, vai liderar
divisão de bicicletas da companhia no país
(Foto: Darlan Alvarenga/G1)

A canadense Dorel Industries anunciou nesta quinta-feira (22) acordo para comprar 70% da tradicional empresa brasileira de bicicletas Caloi, numa transação que irá transformar a fábrica da companhia no país em um de seus centros de produção no mundo.

Segundo comunicado da Dorel à imprensa, a compra da participação majoritária foi fechada com base em um “múltiplo de um dígito alto sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda)”. A empresa não divulgou valores precisos ou a forma como o pagamento pela participação será feito.

Fundada em 1898, a Caloi teve vendas de R$ 273,5 milhões em 2012, crescimento de 22% sobre o ano anterior. A empresa estima ter participação de mais de 40% no mercado brasileiro de bicicletas.

Leia também:  Teste de sangue pode prever resultado de tratamento contra câncer de próstata

A Caloi emprega 900 funcionários e tem um centro de tecnologia e logística em Atibaia (SP). A companhia tem em Manaus a maior fábrica de bicicletas do mundo fora do sudeste da Ásia, com a produção de mais de 700 mil unidades por ano, segundo a Dorel.

Com a venda do controle, a unidade passará a produzir bicicletas de outras marcas da companhia canadense, como Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, acrescentou a Dorel. As bicicletas serão destinadas ao mercado doméstico e também à exportação.

“Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores companhias de bicicletas do mundo, bem como líder nas Américas”, disse o presidente-executivo da companhia canadense, Martin Schwartz, em comunicado.

Leia também:  Helicóptero militar cai após tocar em fio de alta tensão e 13 soldados morrem na Turquia

“Apesar dos atuais desafios econômicos no país, acreditamos que o mercado consumidor é bom e está caminhando na direção certa. Vemos esta transação como uma sólida oportunidade”, completou Schwartz.

O presidente da Caloi, Eduardo Musa, vai liderar a divisão de bicicletas da companhia no país, informou a Dorel.

No mesmo comunicado, Musa afirmou que o negócio irá beneficiar o mercado nacional. “A expansão das marcas da Dorel no nosso mercado irá ajudar a atender a crescente demanda dos consumidores brasileiros por alta qualidade, combinada com inovação e estilo”, disse.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.