A primeira entrega da aquisição de frango tipo caipira da alimentação escolar do contrato individual com agricultores familiares foi realizada esta semana.

Entre os agricultores familiares que entregaram o produto para a merenda escolar da Prefeitura de Barra do Bugres está Valdilei Pereira da Silva, do Assentamento João e Maria. O agricultor vendeu 30 frangos, que pesaram 82,3 quilos. “A vantagem de vender o produto assim é que o volume é grande, no fim do mês a gente já recebe o dinheiro e sabe onde pode investir”, comenta Valdilei.

O agricultor também entrega 40 quilos de frango para a merenda escolar do Estado (Escola Assembleia de Deus) e para o programa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em seu aviário 150 frangos tipo caipira estão em fase de crescimento, outros 100 em fase de engorda e uma nova remessa chega nos próximos dias.

Leia também:  Mato Grosso participa pela 1ª vez de evento turístico

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni, e o vice-prefeito, João Bosco, acompanharam a entrega. “Valdilei tem três oportunidades de comercialização de frango, para a alimentação escolar da Prefeitura, do Estado e do programa da Conab”, destaca Faccioni.

Para incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar a Prefeitura de Barra do Bugres fez parceria com o Frigorífico Barrense e custeia o abate dos frangos destinados à alimentação escolar das instituições do município e do Estado. O produto tem selo de inspeção municipal.

A venda do frango para a merenda escolar rende para Valdilei cerca de R$ 1,2 mil mensais. “Não fosse o apoio da Prefeitura este ganho não seria possível”, comenta o agricultor, acrescentando que com a venda dos frangos nas feiras livres realizadas na sede do município ganha mais aproximadamente R$ 600,00 por mês.

Leia também:  TCE afirma que detentos com tornozeleira ficaram 1 ano sem monitoramento em MT

Além do frango, Valdilei comercializa nas feiras produtos como limão, pimenta, jiló, quiabo e mandioca.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.