Foto: reprodução
Foto: reprodução

Ela vai aparecendo aos poucos e dá um trabalho enorme para sumir – quando some. Inimiga das roupas mais curtas e pesadelo dos modelos justos, a celulite incomoda ainda mais no verão. “O problema aprece quando os vasos sanguíneos são comprimidos, dificultando a nutrição celular e a retirada das toxinas dos tecidos”, explica a dermatologista Daniela Landim, da Sociedade Brasileira de Laser. Fases de mudança hormonal, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, quando há mais retenção de líquidos, tendem a piorar a situação.

O combate ao problema conta, atualmente, com uma variedade de tratamentos estéticos que, para fazerem efeito, dependem de uma grande mudança de hábitos. “Alimentação balanceada, sem frituras e com muita água, e a prática de exercícios físicos, são fundamentais”, afirma a dermatologista. A seguir, ela e outros especialistas dão receitas para combater à celulite – são soluções simples, que começam a mostrar resultados em duas semanas.

Leia também:  Saúde | Conheça a técnica que realiza o sonho da "barriga negativa"

ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE 

Alguns alimentos ajudam a desintoxicar o organismo – é o caso da maçã, rica em pectina, que neutraliza as toxinas presentes no organismo. Alimentos integrais, que têm muitas fibras, vitaminas do complexo B e minerais, também têm este efeito: eles aceleram a digestão do açúcar e não deixam o metabolismo entrar em marcha lenta. As folhas verde-escuras também melhoram a circulação e desintoxicam. O azeite de oliva, por sua vez, é anti-inflamatório e evita os edemas. Cuidar da alimentação é uma maneira de potencializar outros tratamentos e obter resultados mais rapidamente.

EXERCÍCIO FÍSICO 

A celulite é reflexo de uma espécie de infarto dos vasos sanguíneos, causado por problemas circulatórios. Para melhorar o aspecto dos furinhos que você já tem e evitar que novos apareçam, a atividade física é primordial. Além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, os exercícios melhoram a circulação e, consequentemente, o aspecto da pele.

Leia também:  O futuro dos tratamentos para as doenças do coração

CREMES E AUTOMASSAGEM

Os cremes para celulite têm efeito muito sutil se usados isoladamente. Mas, se associados à automassagem, eles respondem com mais eficiência – o ativo mais recomendado pelos especialistas é a cafeína, que inibe ação de uma enzima que estoca gordura.

Para fazer a automassagem, levante os braços e, com a mão oposta, faça um bracelete ao redor do punho e arraste sua mão, circulando o braço, até a axila. A pressão deve ser firme, mas sem machucar ou deixar manchas roxas na pele. Nas pernas, a massagem deve ser feita direto nas áreas onde a celulite está concentrada – sempre em direção ascendente, ou seja, comece nos joelhos ou tornozelos e suba até a virilha.

Leia também:  Saúde | Câncer de próstata, diagnóstico precoce é o caminho da cura e prevenção

A cosmetóloga Roseli Siqueira, especialista do Minha Vida, dá a dica: massageia as plantas dos pés com uma bolinha de tênis, pisando nela. “Isso ajuda muito no bombeamento do sangue. Outro exercício gostoso é a massagem das pernas com um pau de macarrão, sempre em sentido ascendente”, afirma.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.