A solução para as 62 famílias instaladas no assentamento Zumbi dos Palmares II (antiga fazenda Três Nascentes), no município de Cláudia, pode estar próxima, depois de uma reunião ontem (21) do deputado Carlos Bezerra (PMDB) com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes de Guedes.

Bezerra foi ao Incra acompanhado do prefeito de Cláudia João Batista Morais, o vereador Edson Moreira e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Novo Horizonte Jaime Moreno. O objetivo da reunião foi no sentido de apelar ao Incra no sentido de reverter recente decisão judicial de reintegração de posse.

Conforme o prefeito João Batista, desde 2005 que as famílias estão assentadas na área de 2,6 hectares, por decisão do Incra. Entretanto, o proprietário desistiu da venda das terras, depois de receber cerca de 80% do valor, e conseguiu a decisão de reintegração de posse.

Leia também:  Lideranças comunitárias participam de qualificação em Rondonópolis

“Devemos evitar um conflito social. E a solução deve partir do Incra, motivo pelo qual buscamos o apoio do deputado Carlos Bezerra”, disse o prefeito João Batista.

Para o governo, disse o presidente do Incra, “o mais interessante” será manter as famílias no local e assegurar a implantação das políticas públicas.

Durante a reunião, o deputado Carlos Bezerra falou por telefone com o presidente do Intermat, Alfonso Dalberto, e passou a ligação para Guedes. O entendimento, depois de um bom tempo de conversa, foi o de que é preciso reverter a reintegração de posse.

O governo do Estado é totalmente favorável aos trabalhadores. São terras devolutas e a decisão precisa ser nesse sentido, de reverter a reintegração de posse, até porque as terras já foram quase que totalmente pagas”, disse Carlos Bezerra.

Leia também:  Zaeli fala do projeto do IPTU e também sobre os problemas no Aeroporto Municipal

O vereador Edson lembrou que já existe escola e energia elétrica no assentamento, e que as famílias precisam de uma solução do Incra, precisamente pela manutenção da áreas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.