Alunos brasileiros participam da 20ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários que ocorre na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária, até a próxima segunda-feira (12). Hoje (9), eles participam do segundo dia de provas. As questões devem ser resolvidas em idioma inglês e incluem campos de álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

O Brasil participa da competição desde 2003, conquistando desde então 99 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 16 de ouro (First Prize), 31 de prata (Second Prize) e 51 de bronze (Third Prize). Na última edição, estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio ficaram em 9º lugar.

Leia também:  Presos rendem, algemam policial dentro de delegacia e fogem com equipamentos da PM

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A delegação deste ano é composta por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), da Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outros.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.