Alunos da escola Adventista, membros do CPAS-AD, Secretaria Municipal de Saúde e desbravadores participaram na manhã desta quinta-feira (29) de uma caminhada que marcou o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. O programa de combate ao uso do cigarro será ampliado no município.

A coordenadora da escola, Laura Cristina Braga, afirmou que há 10 anos existe essa mobilização na escola, pois a instituição possui uma preocupação em alertar os jovens para os malefícios que o tabaco traz a saúde.

A responsável pelo Programa de Combate ao Tabagismo do Escritório Regional do Estado em Rondonópolis, Renata Cecília Bonadio Franco da Silva, explicou que o Ministério da Saúde e Governo do Estado tem se preocupado e incentivado ações de combate às doenças crônicas e por essa razão os programas contra o tabagismo tem sido intensificado em virtude dos prejuízos que o uso do cigarro e narguilé trazem a saúde, como por exemplo, o aumento nos índices de câncer.

Leia também:  Mudanças na taxa de lixo devem ser apresentadas nesta quinta

Eliane Ormund, gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, frisou que é grande a procura do CAPS-AD pelas pessoas que desejam parar de fumar e para facilitar esse acesso todas as unidades de saúde serão capacitadas para desenvolverem grupos de orientação contra o tabagismo, com acompanhamento de médicos e de remédios. “É muito difícil que uma pessoa sozinha possa abandonar o vício e por essa razão é que serão criados os grupos de ajuda”, concluiu.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.