Agora MT Política Dificuldade crônica de armazenagem pode comprometer safra, alerta Bezerra
POLíTICA

Dificuldade crônica de armazenagem pode comprometer safra, alerta Bezerra

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

Em pronunciamento na Câmara, o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) manifestou sua preocupação com o que ele classifica como “grave problema” criado pela falta de armazéns para estocar a safra de grãos no País. “Trata-se de uma dificuldade crônica, que, se não for superada, tornará inviável o aumento da produção nacional”, afirmou.

Em Mato Grosso, destacou Bezerra, a falta de silos para armazenar o milho levou a uma situação dramática, em que os produtores estão sendo obrigados a improvisar com coberturas de lona ou mesmo guardar o milho a céu aberto, correndo o risco de perda dos estoques. Até mesmo caminhões são utilizados como armazéns ambulantes.

Segundo o IBGE, estima-se uma safra de 185 milhões de toneladas, para este ano, no País, enquanto a capacidade de estocagem é de 158 milhões de toneladas. “Trata-se de um problema muito grave, que tende a se agravar à medida que a produção cresce. As ações do governo para dar sustentação aos preços são importantes, mas não resolvem o problema da armazenagem”, criticou.

Mato Grosso, maior produtor de soja e milho do País, lembrou o deputado, é um exemplo muito claro da dimensão do problema. Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a colheita de milho indicam que a safra pode chegar a 18,6 milhões de toneladas, o que poderia deixar cerca de 20% do total sem armazéns adequados.

No município de Sinop, no norte do Estado, o custo de estocagem atingiu R$ 2 por saca, saltando de uma média de 3% para 20% do valor que o produtor recebe pelo milho. Além disso, a recuperação na produção de milho no sul do País e nos EUA aumentou a oferta do produto, derrubando os preços e dificultando a comercialização, num contexto em que os produtores são obrigados a arcar com custos muito altos de transporte.

“Em alguns casos, transportar o milho do Centro-Oeste para os portos do Sul e do Sudeste pode até dobrar o valor do produto, inviabilizando a exportação, sobretudo num momento em que o mercado está muito ofertado”, disse Bezerra.

Bezerra, entretanto, ressalta que o governo federal anunciou uma “medida acertada” com a criação do Programa de Incentivo à Armazenagem para Empresas Cerealistas Nacionais (BNDES Cerealistas), que destina uma linha de financiamento para a construção e ampliação de armazéns, com um montante de R$ 1 bilhão, a uma taxa de juros de 3,5%.

“É um primeiro passo importante no sentido de equacionar um problema que precisa de solução urgente, pois o projetado crescimento da produção nacional de grãos deverá criar gargalos cada vez maiores na infraestrutura do País”, alertou.

Bezerra acrescentou, ainda, que, sem alternativas para estocar, o produtor acaba sendo obrigado a vender a safra a preços baixos, o que compromete sua rentabilidade e a capacidade de investimento.

“Durante décadas o Brasil trabalhou para ampliar a capacidade de produção agrícola. Agora que os resultados estão sendo colhidos, seria uma tristeza enorme ver os produtos apodrecendo ao relento, lamentou.

 

Relacionadas

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Itamaraty diz que governo acompanha eleições na Venezuela com expectativa e preocupação

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta terça-feira (26) em que afirma acompanhar com "expectativa e preocupação" o processo eleitoral na Venezuela....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas