A liberação de empréstimos pelo Banco do Brasil (BB) para assentados da agricultura familiar em Mato Grosso agora está mais fácil. O departamento Jurídico da Instituição deu parecer favorável a obtenção de empréstimo pelos agricultores, mediante a apresentação do Protocolo de entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A superintendência regional do BB em Mato Grosso comunicará as agências da decisão, o que deve acontecer nos próximos dias. Mato Grosso tem 21.795 famílias assentadas, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sendo a maioria com empréstimos aprovados, necessitando apenas da licença ambiental. Com esta medida cerca de R$ 1 bilhão de reais será injetado na economia do estado.

Leia também:  Trincheira em avenida de Cuiabá será totalmente interditada por cinco dias

Até então os assentados protocolavam a documentação na Sema e tinham que aguardar a analise da equipe técnica do órgão, para só depois solicitar o empréstimo ao banco. Devido a falta de pessoal, os pareceres demoravam meses. Situação acabou provocando inúmeras reclamações por parte dos trabalhadores rurais.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Leia também:  BR-364 é interditada entre Rondonópolis e Cuiabá nesta terça
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.