Com entrada de estrangeiros no “Mais Médicos”, o governo federal vai encaminhar 101 profissionais para Minas Gerais até setembro. Apenas com as inscrições dos brasileiros, o Estado teria apenas 72 médicos do programa. O número de municípios atendidos também aumentou: de 37 para 50. Entretanto, a situação não beneficia a região do Triângulo Mineiro, onde não houve cidades contempladas no primeiro mês de seleção.

Segundo o relatório final divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde, Minas terá 72 médicos brasileiros e 29 profissionais estrangeiros ou formados em outros país. A Região Metropolitana de Belo Horizonte ficou com 34 médicos, sendo 20 estrangeiros. Os profissionais devem assumir os postos de trabalho nas cidades contempladas até o início de setembro.

Leia também:  Vereador é preso em flagrante suspeito ser mandante de 4 homicídios no RS

Por meio da assessoria de imprensa, o secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan (sem partido), afirma que a expectativa está na próxima etapa do programa. O edital para o segundo mês de seleção será publicado nos próximos dias. Os municípios e médicos interessados em participar do programa podem se inscrever a partir de segunda-feira (19). A previsão é a chegada dos profissionais em outubro às cidades escolhidas.

Fahim salienta que Uberaba está entre os 78 municípios mineiros prioritários, conforme análise do Ministério da Saúde. Por isso, será necessário aguardar para ter a demanda atendida. No entanto, o secretário argumenta que, independente da decisão do governo federal, providências estão sendo tomadas para preencher as lacunas nas unidades de saúde. De acordo com ele, a Prefeitura abriu três processos seletivos para contratação de médicos.

Leia também:  Homem é morto a facadas pelo genro por intervir em agressão contra filha

Na proposta enviada ao Ministério da Saúde, Uberaba solicitou 22 profissionais ao governo federal para completar o Programa Saúde da Família (PSF) e criar quatro novas equipes. A vizinha Uberlândia pediu dois médicos e também não foi contemplada até o momento. Na região, também foram preteridas, no primeiro mês de seleção, as cidades de Conceição das Alagoas, Conquista, Itapagipe, Nova Ponte, Santa Juliana, Serra do Salitre e Veríssimo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.