Encontro aconteceu ontem na Secretaria de Esporte - Foto: Assessoria
Encontro aconteceu ontem na Secretaria de Esporte – Foto: Assessoria

O deputado federal Wellington Fagundes (PR) esteve esta tarde (08/08) na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT) e reuniu-se com o secretário Ananias Filho para discussão sobre os Jogos dos Povos Indígenas, cujo lançamento ocorre amanhã (09/08), em Cuiabá. Na ocasião, o parlamentar foi recebido também pelo coordenador do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena.

“O deputado Wellington foi um dos grandes incentivadores dos Jogos dos Povos Indígenas, e inclusive reivindicou recursos para o evento junto ao Ministério do Esporte. Ele deu sua contribuição ao Estado e somos gratos por sua atuação em Brasília, contribuindo para que Mato Grosso fosse contemplado com este grande acontecimento”, destacou Ananias.
O parlamentar, que é uma das autoridades confirmadas para a cerimônia de lançamento dos Jogos, destaca a importância da realização do evento para Mato Grosso. “A cultura indígena é tradição e Mato Grosso se destaca pela diversidade de etnias. Entendemos que trazer para cá os Jogos Indígenas é uma grande oportunidade de mostrar Mato Grosso para o resto do mundo, além de promover a integração socioeconômica e cultural dos povos”.

Leia também:  Gabinete Itinerante atende comunidade do bairro Morumbi e região

O ato de lançamento dos Jogos Indígenas será dividido em dois momentos. Pela manhã, às 10h, a solenidade de abertura ocorrerá no auditório Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Na ocasião, haverá a assinatura dos termos de compromisso entre os órgãos e instituições parceiras visando à realização do evento, além de apresentação do projeto dos Jogos dos Povos Indígenas. Na parte da tarde, às 16h, a programação é retomada com uma cerimônia cultural e espiritual indígena, marcada pela Benção da Terra e da Instalação do Tronco Indígena – símbolo dos 12º Jogos dos Povos Indígenas. O ato ocorrerá no Jardim Botânico, no bairro Sucuri.

Estão confirmadas ainda as presenças do governador do Estado, Silval Barbosa, do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Garcia Cappelli, do secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel-MT), Ananias Filho, do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, do secretário municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Brito, e do coordenador do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena. Além deles, são esperados representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e aproximadamente 50 indígenas de diferentes etnias.

Leia também:  Vereadores denunciam compra e armazenamento ilegal de merenda escolar
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.