Secretários de Agricultura de vários municípios participaram nesta quinta-feira (15), na Associação Mato-grossense dos Municípios, do Seminário Nacional Relativo à Inspeção Agropecuária. O objetivo do evento foi orientar sobre as questões referentes à introdução e implantação dos procedimentos de inspeção agropecuária municipal. O seminário foi promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da AMM.

O seminário, que está sendo realizado em várias regiões do país, visa informar também sobre a adesão dos municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, foi representado na abertura do evento pela diretora institucional, Lieda Rezende Brito, que destacou que o assunto é de grande importância para os municípios. “Os gestores devem estar atentos a esses esclarecimentos, pois falhas na inspeção agropecuária geram efeitos para o consumidor, para a economia local e para a administração municipal”, assinalou.

Leia também:  Ex-presidente da Petrobras é denunciado por corrupção em operação da Lava Jato

O representante da CNM, Elias Zinczuk, disse que a equipe técnica está preparada para esclarecer todas as dúvidas dos participantes. O representante do ministério da Agricultura, o médico veterinário André Brandão, um dos palestrantes, destacou que os processos básicos de defesa agropecuária incluem o controle de saúde animal, controle de sanidade vegetal, vigilância, inspeção, fiscalização e educação sanitária. Brandão destacou que a participação do consumidor é fundamental para o serviço de inspeção.

A programação se estendeu por todo o dia e incluiu palestras com técnicos do MDA e Mapa.  Entre as temáticas discutidas estão a “Constituição de Consórcios de Municípios para adesão ao SISBI-POA” e a “Bolsa de Mercadorias e a Comercialização na Agricultura Familiar”.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.