sonora brasil sesc
Grupo Alabê Ôni, do Rio Grande do Sul – Foto Ilustrativa

A 16ª edição do projeto “SONORA BRASIL- formação de ouvintes musicais”, realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), traz nesta quarta-feira (28) o grupo Alabê Ôni, do Rio Grande do Sul.

O projeto em Rondonópolis tem como tema “Tambores e Batuques”. O grupo trará um repertório de pesquisa, dedicação e recuperação do tambor de sopapo, músicas que estão fazendo parte da continuidade histórica nas manifestações musicais onde o tambor de sopapo estava inserido no período colonial.

Os músicos participantes não fazem parte de nenhum grupo de tradição oral, mas sim representam um movimento que agrega músicos e pesquisadores, e que vem se expandindo no Rio Grande do Sul desde a década de 1990 buscando a valorização e revitalização das manifestações musicais oriundas da matriz africana que circulou pelo estado no período da escravidão.

Leia também:  Casario é mais uma área contemplada com o projeto “Rondonópolis: eu amo, eu cuido”

O grupo Alabê Ôni é formado especialmente para o projeto Sonora Brasil, é integrado pelos músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Walter “Pingo” Ferreira e Kako Xavier.

A apresentação será às 20h no Teatro do Espaço Cultural do SESC, sendo limitado o número de convites que podem ser retirados gratuitamente 1h antes do evento.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.