Os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) estão entre os 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional, conhecidos também como “Cabeças do Congresso”. Essa lista foi divulgada ontem (6) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

O senador Pedro Taques na avaliação do Diap tem como melhor habilidade ser um bom debatedor, enquanto Maggi tem o poder da negociação como sua melhor habilidade política.

A publicação também aponta os nomes dos parlamentares que estão em “ascensão” este ano. Nesse quesito em Mato Grosso quem aparece é o nome do deputado federal Nilson Leitão (PSDB).

Entre os 100 nomes escolhidos, 61 são deputados e 39 senadores. O partido com mais representantes nessa “elite” é o PT, com 26 deputados e senadores. Em seguida está o PMDB, com 16 congressistas. Em terceiro vem o PSDB, com 12. O Diap seleciona congressistas que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício dos seguintes atributos: negociar projetos, conduzir debates, articular interesses e formular políticas públicas.

Leia também:  Vereadores recebem projetos de lei da Prefeitura para implantação de cursos da Unemat em Rondonópolis

Segundo a metodologia do estudo, para a classificação dos “cabeças” o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.