Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Mais da 50% da população brasileira tem excesso de peso
SAúDE E BEM-ESTAR

Mais da 50% da população brasileira tem excesso de peso

Fonte: Da redação com globoesporte
VIA

Dados inéditos do Ministério da Saúde revelam que, pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostra que 51% da população (acima de 18 anos) está acima do peso ideal.

Em 2006, o índice era de 43%. Entre os homens, o excesso de peso atinge 54% e entre as mulheres, 48%. Isso acontece quando a pessoa tem IMC (índice de massa corporal) maior que 25. Acima de 30, já se considera obesidade, de acordo com o parâmetro, calculado pelo peso e altura.

O estudo também revela que a obesidade cresceu no país, atingindo o percentual de 17% da população. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério, o índice era de 11%. O aumento atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Na primeira edição da pesquisa, 11% dos homens e 11% das mulheres estavam obesos. Atualmente, 18% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade é de 16%.

O estudo retrata os hábitos da população e é um importante instrumento para desenvolver políticas públicas de saúde e estimular os hábitos saudáveis. Nesta edição, foram entrevistados 45 mil pessoas das 27 capitais do país, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013.

Recife (53%), Rio de Janeiro (52,4%) e São Paulo (52,1%), estão acima da média nacional de sobrepeso. O Distrito Federal está abaixo, com 46,6. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que os dados servem de alerta para que toda a sociedade se articule para controlar o aumento da obesidade e do sobrepeso no país.

– Os dados reforçam que a hora é agora. Se não tomarmos – o conjunto da sociedade, familiares, trabalho, agentes de governo -, as medidas necessárias, se não agirmos agora, corremos o risco de chegar a patamares de obesidade como os do Chile e dos Estados Unidos. Por isso temos que agir fortemente – afirmou.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas