Foto da assessoria
Foto da assessoria

Apesar da habilidade com a linha e a agulha, o aluno Yago Fernando Barbosa, 10 anos, revela que não conhecia o vagonite antes de participar das oficinas de artesanato, oferecidas pela Escola Municipal Érico Veríssimo. “Não é difícil, só precisa de um pouco de concentração”, revela o estudante do 5º ano.

As oficinas de artesanato fazem parte da proposta pedagógica da escola, que a partir deste ano oferece ensino em tempo integral. A professora Sandra Birnfeld explica que além de trabalhar a matemática, a prática do vagonite melhora a coordenação motora e a concentração do aluno.

Ao todo são oferecidas 15 atividades diferentes como, música, dança, teatro, artesanato, yoga, esportes, recreação, horta, produção textual, matemática, reforço escolar e estudo monitorado. As aulas são realizadas diariamente no contraturno escolar.

Leia também:  Protesto contra aumento de impostos sobre combustíveis continua em rodovias de MT

As oficinas são escolhidas pelos alunos, de acordo com a escolaridade e as aptidões de cada estudante. Além do vagonite, o aluno Yago também participa da oficina de reciclagem e joga futebol.

A gestora da unidade, professora Hosana Caetano, explica que por semana os alunos realizam 20 horas de atividades, duas são destinadas a prática esportiva e outras quatro horas, são destinadas as oficinas culturais, o que inclui as aulas de música, teatro, dança e reciclagem.

A aluna Elisa Eger, 11 anos, optou pelo ponto corrido ou de alinhavo, como é conhecido. Um tipo de bordado caracterizado por pontos paralelos, feitos muito próximos uns dos outros.

Ela também garante que não conhecia o ponto e se surpreendeu com as peças que vem conseguindo fazer. “Eu não imaginava que pudesse fazer coisas tão bonitas. Conheci o ponto corrido no início do ano.”

Leia também:  Fies divulga resultado do segundo semestre de 2017

Segundo a gestora, todas as oficinas oferecidas contribuem de alguma forma para a formação do aluno. “Cada oficina é uma oportunidade de aprender algo diferente. Os alunos não são inseridos nas atividades, eles estão envolvidos e tudo isso se reflete dentro da sala de aula, no aprendizado.”

A Escola Municipal Érico Veríssimo atende 279 alunos do 2º ao 5º ano. A unidade está localizada no Bairro Rio Verde.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.