Agora MT Variedades Gastronomia Rabada desfiada com purê de batata-doce
GASTRONOMIA

Rabada desfiada com purê de batata-doce

Fonte: Da redação com Mais Você
VIA

Foto: reprodução
Foto: reprodução

INGREDIENTES

1 rabo de boi em pedaços
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola fatiada
1 cenoura em rodelas
1 alho-poró em pedaços
1 talo de salsão com as folhas
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça inteira
1 laranja cortada em rodelas grossas
1 pedaço de abacaxi de 2 cm
1 anis estrelado
1 xícara (chá) de shoyu
1 xícara (chá) de saquê mirim
água

MUSSELINE DE BATATA-DOCE E MANDIOCA

500 g de batata-doce em pedaços médios
500 g de mandioca em pedaços pequenos
1 litro de leite
250 g de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de manteiga

RABADA

1 – Lave bem com água corrente 1 rabo de boi em pedaços e com uma faca retire o excesso de gordura. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto e reserve.

2 – Numa panela de pressão (com 10 litros) em fogo médio, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e coloque 1 cebola fatiada, 1 cenoura em rodelas, 1 alho-poró em pedaços, 1 talo de salsão com as folhas, 3 dentes de alho picados, 1 pimenta dedo-de-moça inteira, 1 laranja com casca e cortada em rodelas grossas, 1 rodela de abacaxi com 2 cm de espessura cortado pela metade e 1 anis estrelado e refogue bem até os legumes ficarem macios (5 minutos) Adicione o rabo de boi temperado, 1 xícara (chá) de shoyu, 1 xícara (chá) de saquê mirim, água, misture, abaixe o fogo, tampe a panela e após pegar pressão conte 1 hora. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.

3 – Abra a panela, retire os pedaços de rabo de boi e coe o caldo. Volte o caldo para a panela e com uma concha retire o excesso de gordura. Leve o caldo ao fogo médio até reduzir pela metade (15 minutos). Ajuste o sal e se necessário, coloque 1 colher (sopa) de açúcar para ficar mais suave. Com um garfo desfie o rabo de boi e descarte os ossos. Coloque a carne desfiada no caldo reduzido e aqueça por 2 minutos.

4 – Em pratos de servir coloque uma porção de rabo de boi desfiado sobre o purê de batata doce e mandioca e regue com molho reduzido (reservado acima). Decore com broto de agrião e sirva em seguida.

MUSSELINE DE BATATA-DOCE E MANDIOCA

1 – Numa panela de pressão coloque 500 g de batata-doce em pedaços, 500 g de mandioca em pedaços, 1 litro de leite, 250 g de creme de leite fresco, 1 colher (sopa) de sal e leve ao fogo baixo até amaciar (40 minutos). Transfira para o processador com 150 ml do caldo e 1 colher (sopa) de manteiga e bata bem. Sirva em seguida.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas