Roberto Peron, presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso – Foto: Ricardo Costa/AGORA MT
Roberto Peron, presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso – Foto: Ricardo Costa/AGORA MT

A Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Rondonópolis (ACIR) realizou na manhã desta sexta-feira (09) a apresentação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) para os contadores do município. O evento contou com uma palestra do presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, Roberto Peron.

O palestrante expôs que a REDESIM é um mecanismo que integrará as informações entre as Prefeituras Municipais, Juntas Comerciais e demais órgãos relacionados no processo de abertura ou fechamento de uma empresa, para que os empreendedores possam ter mais facilidade e agilidade nestes processos.

Peron disse que o Brasil é um dos países mais burocráticos para abertura ou encerramento de uma empresa e a REDESIM vem de encontro com essa situação, pois será necessário apenas dar a entrada dos documentos para criação ou encerramento da empresa na Prefeitura para que os demais órgãos possam ser acionados e executar as liberações necessárias.

Leia também:  Inscrições abertas para o 3º Fórum Meninas Digitais

“Com o atual sistema muitas vezes um empresário da entrada na criação da empresa na Junta Comercial, mas é impedido de funcionar por falta de autorização de outros órgãos e até que esteja tudo regularizado passasse dias”, declarou Roberto.

O presidente da ACIR, Luiz Fernando Homem de Carvalho, explicou que a REDESIM é muito positiva, pois essa simplificação e agilidade do sistema contribuem para que os empreendedores possam estar motivados a sair da informalidade.

Luiz Fernando observou que até o momento um empresário precisaria de mais de 100 dias para ter os documentos liberados para funcionamento da empresa e com a REDESIM este prazo será reduzido para no máximo 10 dias.

Leia também:  Plano de Desenvolvimento Institucional é tema de workshop realizado na Prefeitura

Durante o evento também foi apresentada a Certificação Eletrônica que também contribui para esse processo de desburocratização e emissão de documentos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.