Agora MT Esportes Thiago Pereira vê a prata escapar nos 200m medley
NATAÇÃO

Thiago Pereira vê a prata escapar nos 200m medley

Fonte: Da Redação com Globoesporte
VIA

Até a última braçada, Thiago Pereira era capaz de sentir o gostinho da prata. Talvez por isso o bronze não pareceu tão “saboroso” assim. O segundo lugar escapou por um centésimo, o tempo de tocar na placa de chegada. As lamentações, porém, não caberiam neste caso. O terceiro lugar pôs fim a um tabu, que já durava dez anos. No currículo, o brasileiro colecionava conquistas em todas as importantes competições, mas faltava justamente nessa. Nesta quinta-feira, na mesma piscina em que disputou pela primeira vez um Mundial, em Barcelona, na Espanha, o nadador de 27 anos marcou 1m56s30 e subiu ao pódio dos 200m medley. O japônes Kosuke Hagino terminou em segundo, e o americano Ryan Lochte levou o ouro, em 1m54s98.

– A medalha saiu, mas fiquei a um centésimo da prata. Estou bastante feliz. Consegui a única medalha que faltava na minha carreira. Meu primeiro Mundial foi há dez anos. Depois de tudo que passou, eu consegui essa medalha. Mas é lógico que ficou aquele gostinho de ter ficado a um centésimo da prata. Até brinquei com ele (Hagino) que nas Olimpíadas foi na batida de mão também (nos 400m medley), e eu fiquei com prata. Agora acabou invertendo. Mas atingi o objetivo – disse Thiago, exausto ao fim da prova.
A prova
Thiago Pereira começou a prova muito forte. No nado borboleta, virou na frente do americano Ryan Lochte, em primeiro lugar. Em seguida, no nado costas, o americano assumiu a dianteira nos primeiros metros, mas, antes da virada dos 100m, o brasileiro novamente virou na frente, ainda com o ouro em suas mãos. Nos 150m, no nado peito, Thiago perdeu a dianteira para o atual campeão olímpico da prova novamente. Enquanto isso, o japonês Kosuke Hagino aumentava seu ritmo. Nos últimos 50m, no nado livre, Thiago perdeu força e na batida de mão, por um centésimo, também foi ultrapassado pelo japonês, ficando com a medalha de bronze.
Desde Barcelona 2003, quando fez sua estreia no Mundial com apenas 17 anos, Thiago só ficou fora de uma edição de Mundial. Em 2005, ele estava se recuperando de uma lesão e não foi para Montreal. Nas disputas seguintes, Melbourne 2007, Roma 2009 e Xangai 2011 chegou perto do pódio, mas nunca saiu com uma medalha. Mais experiente e com a prata olímpica no peito, o nadador sente-se mais preparado para acabar com o retrospecto negativo.
A medalha foi a terceira do Brasil na natação durante o Mundial de esportes aquáticos. Antes, Cielo foi ouro nos 50m borboleta e Felipe Lima bronze nos 100m peito. Na maratona aquática, o país trouxe para casa mais cinco medalhas. O tempo de Thiago foi o melhor dele após o fim dos trajes tecnológicos.

Resultado
200m medley
1º – Ryan Lochte (EUA) – 1m54s98
2º – Kosuke Hagino (JAP) – 1m56s29
3º – Thiago Pereira (BRA) – 1m56s30

Chierighini é sexto nos 100m livre

Aos 22 anos, o brasileiro Marcelo Chierighini caiu na piscina de Barcelona com o terceiro melhor tempo nos 100m livre. Em sua primeira final de Mundial, porém, não conseguiu repetir o bom resultado e terminou em sexto. Nos primeiros 50m, Marcelo virou em quarto, ainda brigando por medalha. Na reta final, porém, o brasileiro acabou ficando para trás. A prova foi vencida pelo australiano James Magnussen, com o tempo de 47s71. O segundo lugar ficou com o americano James Feigen, com 47s82. Outro atleta dos Estados Unidos fechou o pódio com 47s84.
– Fico com a sensação de ter faltado um pouquinho mais. Dei meu máximo, mas é assim mesmo. O nível é muito alto e não adianta bobear. Não me senti muito bem nos primeiros 50m. Mas não é hora de dar desculpas. É voltar aos treinos e tentar fazer melhor da próxima vez – disse Marcelo.
Na bateria semifinal dos 200m costas, o brasileiro Leonardo de Deus não conseguiu vaga na final. Ele nadou para 1min57s92 e ficou apenas com o 12º melhor tempo.

Resultado
100m livre
1º – James Magnussen (AUS) – 47s71
2º – James Feigen (EUA) – 47s82
3º – Nathan Adrian (EUA) 47s84
6º – Marcelo Chierighini (BRA) – 48s28

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas