Agora MT Política Vereador alerta para o impacto da chegada da ferrovia e pede por...
POLíTICA

Vereador alerta para o impacto da chegada da ferrovia e pede por planejamento

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

Foto: assessoria
Foto: assessoria

Durante sessão ordinária nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal, o vereador Fábio Cardozo (PPS) chamou atenção, através do seu discurso, a respeito das consequências da chegada da Ferronorte à Rondonópolis. Na opinião do parlamentar, o prefeito Percival Muniz (PPS) tomou uma sábia decisão ao adiar a concessão da autorização ambiental de funcionamento por parte da prefeitura à América Latina Logística (ALL), responsável pelo Complexo Intermodal.

O motivo é que a concessionária precisa cumprir uma determinação do Ministério Público em relação à compensação ambiental, contudo, Fábio alertou também para as compensações necessárias ao município por força do impacto gerado na operação do modal ferroviário.

Para o vereador, o ponto central da questão está em comparar os benefícios e os malefícios que poderão advir com este empreendimento. O parlamentar reconheceu que haverá na economia local a injeção de milhões de reais em todos os setores, tais como comércio, serviços, etc, além do próprio município, que arrecadará uma vultuosa quantia em impostos.

No entanto, Fábio questiona se esses valores serão suficientes para a manutenção e, até mesmo, a melhora da qualidade de vida dos cidadãos rondonopolitanos. “É importante preparar a região para aproveitar melhor as oportunidades abertas com a chegada da rodovia, contudo tem que haver planejamento para isso”, destacou.

Além do impacto da chegada da ferrovia, o vereador falou da estagnação econômica que o município viveu nos últimos anos. “Rondonópolis foi imposta à um atraso no seu desenvolvimento nos últimos quatro anos. Muitos do que aqui estão conheceram e vivenciaram a gestão inovadora e progressista executada no 1º e 2º mandato do prefeito Percival, modelo de gestão que teve continuidade pelo então prefeito Adilton Sachetti (PDT). Percebíamos naqueles anos a preparação do município para a chegada do grande desenvolvimento. Os índices apresentados na saúde, na educação, eram bem superiores em qualidade aos que foram deixados pela última gestão do município. Rondonópolis, só não retrocedeu, em razão da força de trabalho de seu povo, por ser efetivamente um local estratégico economicamente, onde o desenvolvimento acontece por si só, mesmo que a passos de tartaruga, quando influenciado pela incompetência de gestão”, avaliou.

Para Fábio é importante neste momento que, além do trabalho que já está sendo feito pelo Executivo, haja uma união de forças entre os poderes constituídos, as entidades assistenciais e a sociedade civil organizada para que sejam traçados planos e metas. O intuito é trabalhar para que os recursos que ingressarão na economia local com a chegada Ferronorte e de outras novas empresas que já se preparam para se instalar no município, possam ser investidos em saúde, educação e qualificação da população.

 

Relacionadas

Wellington alerta Ministério do Meio Ambiente para seca no pantanal

Presidente da Subcomissão do Bioma Pantanal, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) levou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do ICMBio,...

Lula convoca reunião ministerial para a próxima segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião ministerial para a próxima segunda-feira (18), no Palácio do Planalto. A expectativa é que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas