Agora MT Política Vereador cobra de Silval Barbosa um novo reajuste nos recursos para a...
POLíTICA

Vereador cobra de Silval Barbosa um novo reajuste nos recursos para a saúde

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

O vereador Fábio Cardoso (PPS) está preocupado com a piora nos índices de saúde do município que podem ser causadas por conta da redução dos valores que são repassados ao município, inclusive à rede de atenção básica, que inclui os o Programas de Saúde da Família – PSF´s, Saúde Bucal e Farmácia Municipal, entre outros. Na opinião do parlamentar, deixar de investir na prevenção fará com que aumente o número de pessoas que procuram atendimentos de médio e alta complexidade.

“Antigamente as pessoas só procuravam cuidar da saúde quando já estavam doentes. Nas últimas décadas isso mudou. Os próprios governantes, através de programas específicos, passaram a orientar a população a cuidar da saúde ainda com saúde, ou seja, a buscar a prevenção”, pontuou Fábio. Na opinião do vereador, a falta de prevenção pode gerar problemas maiores do que já são vistos hoje no município. “Mesmo que estes recursos sejam administrados da melhor forma, vai faltar dinheiro para cobrir todos os custos e realizar novos investimentos. Isso pode gerar um caos no futuro”, alertou.

Por conta disso, o parlamentar aproveitou a vinda do governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), à Rondonópolis, para cobrar dele uma nova readequação dos repasses feitos ao setor de saúde do município, em especial à atenção básica.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município sofreu um corte de mais de 45% sobre o total que vinha sendo repassado pelo governo estadual. Só na atenção básica a redução foi de 26,43%, passando de R$ 1.199.060,70 para R$ 882.182,61 em recursos que devem ser utilizados para o primeiro atendimento do cidadão, na prevenção às doenças, com exames de prevenção e cuidados básicos para evitar o aparecimento de doenças crônicas.

Logo que assumiu novamente sua cadeira na Câmara, o vereador já havia conversado com a secretária Municipal de Saúde, Marildes Rego, a respeito do assunto para se colocar a par das justificativas do governo para o corte, mesmo assim, optou por aproveitar a presença de Silval no município para reivindicar um novo aumento, pois os valores que vem sendo repassados não têm sido suficientes para atender as necessidades do setor.

De acordo com Fábio, a justificativa do peemedebista foi a mesma dada anteriormente à secretária. Segundo o governador, os compromissos feitos pelo Estado com os municípios em relação aos repasses da saúde iam além da capacidade de pagamento do Executivo Estadual, desta forma, não poderiam ser cumpridos. Sendo assim, segundo Silval explicou ao vereador, o Estado escolheu por diminuir os recursos através da portaria 43, na tentativa de tentar honrar seus compromissos.

Questionado por Fábio da possibilidade dessa redução criar um caos na saúde, Silval garantiu que o valor total dos recursos destinados à saúde estão diretamente ligados à arrecadação do Estado, e que o aumento dos repasses deve acontecer em breve, de acordo com o aumento da arrecadação de impostos.

Diante desta explicação do chefe do Executivo, o vereador informou que irá acompanhar de perto a receita do Estado, para fiscalizar se uma possível arrecadação realmente vai implicar no aumento dos repasses, conforme prometeu Silval. “Cabe a mim agora fiscalizar, ter a certeza de que qualquer dinheiro que entre a mais para o governo seja proporcionalmente investido na saúde. Além disso, as minhas cobranças não vão parar, o que estiver ao meu alcance para tentar ajustar estes recursos eu farei e espero contar com a ajuda de todos os vereadores para isso”, finalizou.

 

Relacionadas

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o texto-base do projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio no Brasil....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas