Atletas que participaram da competição - Foto: assessoria
Atletas que participaram da competição – Foto: assessoria

Mato Grosso conquistou 15 medalhas na primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrem até domingo (15/09), em Natal (RN). Até agora, os alunos-atletas ganharam cinco medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze nas modalidades Atletismo, na qual bateu um recorde, Natação, Ciclismo e Luta Olímpica. “Parabenizo nossos medalhistas, as federações, a equipe técnica que tem apoiado esses jovens e todos os atletas que competiram ou ainda estão nas disputas em Natal. Mato Grosso está cheio de orgulho dessa delegação, que tão bem nos representa nas competições pelo Brasil”, destaca o secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), Ananias Filho.

Das 15 medalhas, 11 são do Atletismo, que conquistou as cinco medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Mato Grosso foi representado em Natal por 26 estudantes da modalidade, e entre os destaques estão os estudantes Eberson Silva, com três medalhas de ouro, e Aurea Torniai, que quebrou o recorde dos 1.000m. O presidente da Federação Mato-Grossense de Atletismo, Francisco Antonio da Silva, destaca que Aurea subiu o pódio com marca pessoal de 3’00’’47, ultrapassando o último recorde da atleta Jéssica Pelário Bueno (SP), que era de 3’02’’73, conquistado em 2005.

Leia também:  Flamengo vence Junior Barranquilla e garante a classificação para a final da Sul-Americana

Além do Atletismo, também tiveram destaque a Natação, com uma medalha de prata e uma de bronze, o Ciclismo, com uma prata, e a Luta Olímpica, com bronze. Os alunos-atletas campeões integram a equipe da primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, na qual participaram os competidores das seguintes modalidades individuais: Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Luta Olímpica, Judô, Badminton, Atletismo e Natação, tanto masculino quanto feminino. Agora, em Natal, a delegação mato-grossense ainda disputa vitórias nas modalidades esportivas Futsal, Voleibol, Basquetebol e Handebol, até domingo. Ao todo, Mato Grosso está participando com uma delegação de aproximadamente 200 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Os alunos-atletas classificados para os Jogos Escolares da Juventude são aqueles que conquistaram ouro em modalidades individuais e coletivas da fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses. O evento reuniu aproximadamente 25 mil alunos de 132 municípios do Estado. Em sua 9ª edição, foi a primeira vez que Mato Grosso promoveu disputas em todas as modalidades propostas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para a realização dos Jogos Escolas Mato-grossenses deste ano e garantia da participação dos estudantes nas etapas nacionais, o governo do Estado investiu R$ 2 milhões, com recursos das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Esportes e Lazer (Seel).

Leia também:  Colorado vence fora de casa e ganha moral na Copinha

Em Natal, ocorrem as competições para os estudantes da categoria B (12 a 14 anos). Já os vencedores da categoria A (15 a 17 anos) irão disputar medalhas em Belém (PA), em novembro. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo. Mais informações: http://jogosescolares.cob.org.br/

medalhas

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.