“São quase 30 anos de luta, e a luta continua!”. A expressão é do deputado Carlos Bezerra, presidente do PMDB de Mato Grosso, numa referência à festa de inauguração do Complexo Intermodal Rondonópolis e a conclusão dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, nesta quinta-feira (19), com a presença da presidente da República Dilma Rousseff.
Bezerra lembra que sempre dedicou especial atenção ao empreendimento da Ferronorte, desde quando foi Governador de Mato Grosso, de 1987 a 1990. Naquela ocasião, nomeou como assessor especial para tratar exclusivamente da ferrovia o ex-senador Vicente Vuolo, “um guerreiro defensor desse complexo ferroviário”.
Carlos Bezerra disse que Vuolo foi, acima de tudo, um idealista. Ele destacou que a luta pelas ferrovias, especialmente pela implantação da Ferronorte (ferrovia que liga São Paulo a Cuiabá), foi a maior causa abraçada pelo ex-senador. “Vuolo foi o grande motor que possibilitou o avanço da ferrovia”, afirmou.
No Senado, Bezerra participou ativamente para aprovação de recursos do Orçamento da União para as obras de construção da ponte rodoferroviária entre Santa Fé do Sul (SP), e Aparecida do Taboado (MS), viabilizada por uma parceria entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo e inaugurada em maio de 1998. Sem a ação do então senador Carlos Bezerra, a ponte não sairia e, portanto, o andamento do projeto ficaria totalmente comprometido.
A Ferrovia Senador Vicente Vuolo sempre compôs a agenda de Carlos Bezerra, no Senado e na Câmara, quando ocupou várias vezes a tribuna para se pronunciar sobre o tema, em defesa do empreendimento.
Providências
Durante o governo do presidente Lula, as obras da ferrovia “empacaram”, lembra Bezerra, por problemas com o Ibama. Procurado em seu gabinete na Câmara Federal, pelo prefeito de Itiquira, Ernani Sander, e gerentes da América Latina Logística (ALL), o deputado Carlos Bezerra não perdeu tempo.
Depois de várias audiências com o presidente Lula, o deputado Carlos Bezerra conseguiu fazer com que o Ibama definisse um prazo para a concessão da licença ambiental para as obras da ferrovia, de Alto Araguaia a Rondonópolis. O emperramento da obra retardaria o desenvolvimento, não só de Mato Grosso, do Centro-Oeste, mas do Brasil”, afirmou Bezerra.
“Tivemos que recorrer à força do deputado Bezerra. Todos encamparam a luta, posteriormente, mas a iniciativa do Bezerra foi decisiva e agradecemos muito ao deputado”, disse o prefeito Sander, à época. Em março de 2009, em reunião no Ibama, o deputado Bezerra recebeu a garantia da concessão da licença, o que realmente aconteceu. “Essa é uma obra importante para Mato Grosso e para o Brasil”, argumento Bezerra.
Cuiabá
Complexo Intermodal Rondonópolis será o maior complexo intermodal de cargas da América Latina, conforme informações da ALL. Elevará a capacidade de transporte em Mato Grosso de 12 milhões de toneladas/ano para 17 milhões.
O terminal também deve abrigar áreas de transbordo e de armazenagem, além de fábricas de óleo e de biodiesel. Outros três terminais da Ferronorte já operam em Mato Grosso – Alto Taquari, Alto Araguaia, e Itiquira, na região sul do Estado, com 370 quilômetros de trilhos.
“A luta continua. Agora, vamos nos empenhar para que os trilhos avancem até Cuiabá”, disse Bezerra. Após a Capital, a Ferronorte deverá se estender até Santarém, no Estado do Pará, o que vai agilizar e baratear o escoamento da produção mato-grossense.