Foto: assessoria
Foto: assessoria

Muitas pessoas ainda encontram dificuldade em discutir sobre doação de medula óssea, por isso uma campanha com o tema “Quando Você doa quem ganha é a vida” será lançada em 14 de setembro. A ideia é que as pessoas possam fazer a doação.

Para esclarecer sobre o assunto o médico Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA explica que a medula é uma fábrica dos componentes do sangue que produz os elementos importantes para a vida como hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (células que defendem nosso organismo) e as plaquetas que mantém a capacidade de coagulação do sangue. A medula possui as células tronco que dão origem a estes elementos do sangue. “Quando existe uma anormalidade nesta fábrica, ela precisa ser substituída, e o transplante é a substituição desta medula óssea doente”, diz.

Leia também:  Região central de Rondonópolis terá abastecimento de água interrompido nesta terça

As pessoas que precisam deste transplante são as que desenvolvem doenças da medula óssea ou doenças de outros órgãos que invadem a medula, principalmente linfomas, leucemias, aplasia de medula, anemias. A única chance de cura para muitas pessoas é o transplante.

O médico conta que qualquer pessoa pode ser doadora, basta ter idade entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter nenhuma doença transmissível através do sangue. “Cumprindo esses requisitos o voluntário pode fazer o cadastro no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Todo este processo é confidencial”, fala.

O voluntário deve se cadastrar no Hemocentro mais próximo, preencher uma ficha com seus dados cadastrais e fazer a coleta de aproximadamente 10 ml de sangue, que permitirá o estudo das características genéticas do doador.

Leia também:  Fogo na Aldeia | Após quase 10 dias Bombeiros anunciam fim de incêndio

SERVIÇO

Em Mato Grosso, o Hemocentro fica localizado na rua 13 de Junho, 1.055, Porto, Cuiabá. O telefone é (65) 3623-0044.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.