Foto: assessoria
Foto: assessoria

Muitas pessoas ainda encontram dificuldade em discutir sobre doação de medula óssea, por isso uma campanha com o tema “Quando Você doa quem ganha é a vida” será lançada em 14 de setembro. A ideia é que as pessoas possam fazer a doação.

Para esclarecer sobre o assunto o médico Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA explica que a medula é uma fábrica dos componentes do sangue que produz os elementos importantes para a vida como hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (células que defendem nosso organismo) e as plaquetas que mantém a capacidade de coagulação do sangue. A medula possui as células tronco que dão origem a estes elementos do sangue. “Quando existe uma anormalidade nesta fábrica, ela precisa ser substituída, e o transplante é a substituição desta medula óssea doente”, diz.

Leia também:  Livro do Coronel Adib será reapresentado em Rondonópolis

As pessoas que precisam deste transplante são as que desenvolvem doenças da medula óssea ou doenças de outros órgãos que invadem a medula, principalmente linfomas, leucemias, aplasia de medula, anemias. A única chance de cura para muitas pessoas é o transplante.

O médico conta que qualquer pessoa pode ser doadora, basta ter idade entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter nenhuma doença transmissível através do sangue. “Cumprindo esses requisitos o voluntário pode fazer o cadastro no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Todo este processo é confidencial”, fala.

O voluntário deve se cadastrar no Hemocentro mais próximo, preencher uma ficha com seus dados cadastrais e fazer a coleta de aproximadamente 10 ml de sangue, que permitirá o estudo das características genéticas do doador.

Leia também:  Com apoio da Morro da Mesa Concessionária, times de handebol participam de competição em Anápolis

SERVIÇO

Em Mato Grosso, o Hemocentro fica localizado na rua 13 de Junho, 1.055, Porto, Cuiabá. O telefone é (65) 3623-0044.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.