No filme “Alta Fidelidade”(2000), por exemplo, o personagem Rob Gordon, interpretado por John Cusack, pede conselhos imaginários sobre relacionamentos a Springsteen. A “alucinação” de Gordon traz o músico tocando uma guitarra Telecaster enquanto sugere que o protagonista ligue para suas ex-namoradas, pedindo perdão pelas besteiras que fez. Aceito o conselho, Gordon agradece com um “obrigado, Boss”.

Em 40 anos de carreira solo, boa parte dela “chefiando” a E Street Band, Springsteen já conquistou todos os prêmios possíveis: 20 Grammys, dois Globos de Ouro, um Oscar e a entrada no Rock and Roll Hall of Fame, em 1999.

Se a admiração da indústria musical e cinematográfica é enorme, o músico tem no seu carisma e na simplicidade de suas composições a fórmula para agradar gregos e troianos – dos fãs de indie rock, como o protagonista de “Alta Fidelidade”, até o trabalhador de classe média, que ilustra muitas de suas letras.

Em turnê com o disco “Wrecking Ball” (2012), este norte-americano de Long Branch, cidade de Nova Jersey, fecha o palco mundo do Rock in Rio no dia 21 de setembro, após 25 anos desde seu último show no Brasil. Ele ainda se apresenta no Espaço das Américas, em São Paulo, em 18 de setembro .

Leia também:  Justin Bieber é proibido de fazer show na China devido a 'mau comportamento'

Para radiografar os 40 anos da carreira de Bruce Springsteen, o iG selecionou dez canções que ajudam a contar um pouco de sua trajetória: desde a vida familiar pobre e a idolatria por Elvis Presley, passando por seus primeiros sucessos, até sua fase de maior consciência política, a partir da década de 1980.

Carro-chefe do disco, “Blinded by the Light” não conseguiu sequer entrar para o top 100 da Billboard. No entanto, em 1977, uma versão da canção gravada pela Manfred Mann’s Earth Band chegou à primeira posição da parada americana. Ironicamente, foi a única composição de Bruce Springsteen a liderar a lista até hoje.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.