Ampliar pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis; condicionar o fechamento dos lixões aos programas de coleta seletiva solidária; implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); implantar sistema de logística reversa pós-consumo e promover ações de Educação Ambiental são algumas das propostas consideradas prioritárias pelos participantes da Conferencia Livre do Meio Ambiente. As propostas nos eixos Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental serão encaminhadas diretamente à Conferência Nacional do Meio Ambiente, evento que será realizado no mês de outubro, em Brasília.

As propostas que começam a ser discutidas na Etapa estadual da Conferencia do Meio Ambiente (III Coema/MT), que acontece a partir desta terça-feira (03.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, foram retiradas  das discussões de 91  participantes que discutiram o assunto em Cuiabá na quarta-feira (28.08), no Auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa.

Leia também:  Detentos da penitenciária de Cuiabá cria grupo em WhatsApp para combinar crimes

A conferencia convocada pela comissão gestora da A3P da Sema e Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania” reuniu representantes do poder público (Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Ciência e Tecnologia (Secitec), Saúde (SES), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Educação (Seduc), Instituto Ação Verde, Eletronorte, Assembleia Legislativa, CAB Cuiabá, e Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos da capital), das Universidades (Univag, Unic, IFMT e Unirondon), da sociedade civil (Asscavag, Cooponé, Coopertran, Amas MT, Mano Sanit, Aspondy, PMC e outros), e do setor empresarial (Unimed, Sinderecicle, Fiemt, Projetos Ambientais e Aesa).

ETAPA ESTADUAL

Na conferencia que se inicia nesta quarta-feira serão definidas as ações consideradas prioritárias pelo conjunto da sociedade, visando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Mato Grosso, e os delegados que representarão o estado na etapa nacional, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, evento que será realizado em Brasília, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2013.

Leia também:  Trabalhadores da educação fazem paralisação por reajuste e reforma de unidades em Cuiabá

A Conferencia do Meio Ambiente é um instrumento de educação ambiental e cidadania e, uma chance para que os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.

As discussões acontecem em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br ou no www.conferenciameioambiente.gov.br.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.