Adilson de Morares, presidente da Associação de Surdos de Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
Adilson de Morares, presidente da Associação de Surdos de Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Surdo de Rondonópolis se reuniram, na manhã desta quinta-feira (26), na Praça Brasil para comemorar o Dia Nacional do Surdo e realizar algumas cobranças a sociedade e ao Poder Público.

Adilson de Morares, presidente da Associação de Surdos de Rondonópolis, argumentou que existem algumas vitórias, como por exemplo, o interprete em algumas escolas do município, Leis que asseguram direito e a igualdade, mas a grande conquista é a liberdade adquirida, pois as pessoas com deficiência auditiva ficavam presas em casa e não poderiam sair para conversar em uma praça sem algum tipo de censura ou discriminação. Contudo Adilson frisou que ainda é grande luta para serem tratados com igualdade.

Dentre das reivindicações deste dia o grupo se reuniu com o prefeito Percival Munis (PPS) para cobrar medidas que garantam a construção da sede da associação, onde será realizados cursos libras para os surdo, orientações para famílias e deficientes auditivos, além de ser um ponto de encontro e reuniões.

Leia também:  Prefeitura encaminha repasse do Estado para Santa Casa

Ainda como parte das ações alusivas a data será realizado um jantar para que possam se confraternizar.

De acordo com a pesquisa do Senso, em Rondonópolis existem mais de 8 mil surdo e apenas 15 interpretes habilitados para atuarem no município.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.