Agora MT Esportes Elias deve ser denunciado pelo STJD
FUTEBOL

Elias deve ser denunciado pelo STJD

Fonte: Da Redação com Globoesporte
VIA

Elias está na mira do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Após receber seu terceiro cartão amarelo por retardar uma cobrança de lateral no fim do jogo contra o Santos (veja no vídeo ao lado), e na saída de campo admitir ter forçado a suspensão para aproveitar a rodada em que seria poupado, o volante do Flamengo deve ser enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva. Segundo Paulo Schmitt, procurador-geral da entidade, uma denúncia provavelmente será formalizada contra o jogador depois da análise das provas. A punição prevista para este tipo de conduta é de uma a seis partidas de suspensão.

– É provável. O tratamento a esse tipo de conduta de manipular o controle de cartões, escolhendo o adversário para o cumprimento do impedimento automático, é reprovável e será avaliado. Dependendo da análise das provas, receberá da procuradoria esse atleta o mesmo tratamento de outros que assim agirem – explicou.

O caso é parecido com o de Valdívia. O meia do Palmeiras levou o amarelo por demorar a sair de campo ao ser substituído no jogo contra o Paraná, dia 10 de agosto, pela Série B do Campeonato Brasileiro (veja no vídeo ao lado). Na saída de campo, ele também admitiu a intenção de receber o cartão e, enquadrado no mesmo artigo do CBJD, pegou dois jogos de suspensão no início do mês. Na época, o Palmeiras não recorreu da pena e não se pronunciou oficialmente sobre o julgamento, mas o clube acabou não saindo prejudicado da decisão, pois o jogador estava convocado para a seleção do Chile e já desfalcaria sua equipe em três rodadas da Segundona.

Elias disse que ter forçado o terceiro cartão foi um pedido de Mano Menezes. Ao ser informado da declaração do volante após o jogo contra o Santos, o técnico se mostrou incomodado e evitou se estender nas perguntas sobre o caso. Mas negou qualquer a orientação ao atleta.
– A questão de cartão… Não se pensa em tirar Elias ou outro jogador de forma premeditada. Ele demorou a cobrar um lateral, o juiz aplicou o critério, e ele está fora do próximo jogo – desconversou, completando de forma curta – Não falo sobre isso. Trato internamente.

Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves já foram julgados e absolvidos

Durante o Brasileiro do ano passado, vários jogadores receberam o terceiro cartão amarelo providencialmente antes de se apresentarem a suas seleções, mas nenhum admitiu publicamente a intenção de cumprir a suspensão longe de seus clubes. O primeiro caso de julgamento para este tipo de conduta aconteceu uma temporada antes: quando ainda atuava pelo Flamengo, Thiago Neves assumiu que ele e Ronaldinho Gaúcho forçaram cartões contra o Palmeiras para não enfrentarem o Ceará, visando uma sequência de jogos teoricamente mais difíceis. Na época, a dupla foi enquadrada pelo STJD, mas foi absolvida.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas