Máquina que trabalha na recuperação da MT-481 - Foto: assessoria
Máquina que trabalha na recuperação da MT-481 – Foto: assessoria

Melhorar as condições de trafegabilidade para garantir o bom escoamento da produção. É com este objetivo que a prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) estão promovendo a recuperação da MT-481 na região do Gato Preto. O trabalho de recuperação do trecho envolve uma patrulha mecanizada do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

O maquinário que trabalha na MT-481 vai fazer terraplanagem e cascalhamento. São quatro caminhões, duas máquinas PC (sendo uma da prefeitura), uma patrol e ainda um carro de apoio, este último também da prefeitura. O município de Alto Araguaia possui 360 km de estradas estaduais.

Leia também:  Produtores rurais de MT poderão fazer retificação no Simcar até junho de 2018

“O prefeito Maia Neto fez intensa gestão junto ao Governo do Estado para que este maquinário viesse para Alto Araguaia. A MT-481, que é de responsabilidade do Estado, necessita de reparos urgentes. Graças a Deus temos esse maquinário trabalhando para recuperá-la. Está sendo feito um trabalho de levantamento e cascalhamento, visando justamente o período chuvoso que se avizinha”, explicou o secretário de Obras e Frota, Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado, deixando claro que o município não possui condições de, sozinho, resolver a situação e que o apoio do Governo do Estado é imprescindível.

O município de Alto Araguaia possui 16.670 habitantes e a grande fonte econômica provém do agronegócio. Manter as estradas, principalmente estaduais em boas condições, é garantia de escoamento da produção o ano todo. Pensando justamente nisto é que o prefeito Maia Neto (PR) já articula ações para que a patrulha mecanizada permaneça em Alto Araguaia até março de 2014. O objetivo é de aproveitar o período chuvoso para manter a recuperação por conta da particularidade do terreno arenoso na região.

Leia também:  Nos últimos anos, Mato Grosso registra aumento de 57,65% na frota de veículos

“Queremos permanecer com este maquinário por mais tempo na região. Possuímos um terreno arenoso e essas máquinas podem trabalhar tranquilamente inclusive no período das chuvas. Vamos empreender esforços para que o maquinário permaneça até 2014”, disse o secretário.

ESTRADAS

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) de janeiro a dezembro de 2012, a Setpu patrolou cerca de 13,4 mil quilômetros e cascalhou 3,2 mil quilômetros de estradas não pavimentadas em Mato Grosso. As estradas não pavimentadas representam mais de 80% da malha viária estadual.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.