Apresentação do Projeto Arte na Escola – Foto Aparecido Marden
Apresentação do Projeto Arte na Escola – Foto Aparecido Marden

Alunos do ensino fundamental 1 e 2 da Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes participaram da 5° edição do projeto “Arte na Escola”, o evento foi realizado na noite desta sexta-feira (20) em Ato Taquari. O objetivo do projeto é trabalhar com o desenvolvimento comportamental dos alunos e ao mesmo tempo ensiná-los sobre a arte que envolve a dança, teatro e a música.

Ao total foram realizadas 26 apresentações entre teatros, músicas, dança e declamação de poemas. Em algumas apresentações o público pode perceber a inclusão de crianças especiais o que mostrou que o projeto além de ensinar um pouco da cultura aos alunos ele ensina a respeitar as diferenças.

Para o diretor da escola José Carlos Oliveira, o projeto Arte na Escola é muito importante não apenas para ensinar as crianças sobre a arte, mas também sobre a  inclusão social, “você desenvolve um lado artístico dos alunos o que é  muito importante ao mesmo tempo que aprendem a respeitar os colegas especiais que também participam das apresentações”, disse o diretor.

Leia também:  Mato Grosso está em 2º lugar no ranking de focos de calor em 2017

A violeira Pâmela Viola fez uma apresentação especial nesta 5ª edição do Arte na Escola, ela tocou algumas modas de viola e falou da alegria de estar mais uma vez em Alto Taquari, “eu sinto uma felicidade muito grande quando venho apresentar aqui, sou recebida muito bem e o publico gosta da moda caipira”, concluiu a violeira.

O evento contou também com a presença dos pais dos alunos, de alguns populares, vereadores, do secretário de esportes cultura e lazer senhor Marco Aurélio, de todo os professores da rede de ensino municipal que estavam na organização do mesmo.

Ao final todos os alunos envolvidas nas apresentações receberam uma medalha de participação.

Leia também:  Termina período proibitivo para queimadas em Mato Grosso

Para os alunos este projeto é muito importante uma vez que aprendem mais sobre a cultura do Brasil e podem no palco mostrar aos seus pais que aprendem muito na escola, “eu particularmente acho isso muito importante porque é uma forma de introduzir a cultura em nosso município” concluiu Karina Oliveira da Silva, aluna do 9ª que recitou  o poema  “Teus ombros suportam o mundo” de Carlos Drummond de Andrade.

O PROJETO

A professora e coordenadora pedagógica Carla Gifani é a autora do projeto, que foi criado em 2011. O objetivo desse projeto é fazer um manifesto de conscientização entre as crianças e a população através da arte.

“O projeto tem como objetivo utilizar a arte na escola como mecanismo de combate á violência e á criminalidade; a conscientização do aluno como agente cultural ativo e, por último, o papel da diversidade cultural na formação da comunidade escolar”, afirmou a criadora do projeto, a professora e orientadora pedagógica Carla Gifani.

Leia também:  UNEMAT divulga lista de aprovados do vestibular 2017/2
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.