Foto: Agência Noticias
Foto: Agência Noticias

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, decretou, hoje (25), estado de emergência na cidade de São Francisco do Sul, onde incêndio em uma fábrica de fertilizantes lança uma grande quantidade de fumaça tóxica no ar. O fogo começou após uma explosão, por volta das 23h de ontem (24), em uma carga de nitrato de amônio. Segundo informações da prefeitura, os bombeiros retiraram uma parte do telhado do galpão para facilitar a saída da fumaça.

Por causa da fumaça que se espalhou por toda a região, as escolas da rede estadual dos municípios de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, suspenderam as aulas até sexta-feira (27). Em declaração divulgada no site oficial do governo, Colombo disse que todos devem cumprir as orientações dos especialistas da Defesa Civil Estadual.

Leia também:  Loja é destruída e carro arrastado por carreta desgovernada em GO

O especialista em produtos perigosos da Defesa Civil de Santa Catarina, o major-bombeiro Geovane Matiuzzi, explicou que a fumaça não é letal, mas que o gás que se forma a partir da queima do nitrato de amônia provoca o mesmo efeito de um gás lacrimogêneo.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, a fumaça “pode provocar irritações nos olhos, na pele e na garganta”. A população é mantida afastada do local. Mais de 400 pessoas que moram perto da fábrica foram encaminhadas para abrigos. De forma preventiva, mascaras foram distribuídas para a população pela Marinha.

Mais de 200 bombeiros ainda trabalham no combate ao fogo. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira, informou, durante entrevista à imprensa na tarde de hoje (25), que não há previsão para que o incêndio seja controlado. Segundo ele, as causas da explosão ainda não são conhecidas.

Leia também:  Crédito do 1° lote de restituição do IR deve ser liberado nesta sexta
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.