O Plano Safra 2013-2014 para a Agricultura familiar  foi lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Várzea Grande, nesta terça-feira(10), com a entrega de maquinários para 34 municípios de Mato Grosso. A aquisição das máquinas para a recuperação de estradas vicinais, está vinculada a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC 2, com investimentos na ordem de R$ 39 bilhões. Os municípios foram contemplados com patrol e retro escavadeiras destinadas a recuperação de estradas para os assentamentos.

Durante a solenidade de entrega dos equipamentos, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, foi representado pelo vice-presidente da instituição, Milton Toniazzo, prefeito de Terra Nova do Norte. Ele frisou que o aporte financeiro do Plano Safra e o maquinário representam muitos para os municípios que estão enfrentando dificuldades. “Além da assistência aos assentamentos da agricultura família, o maquinário vai ajudar os municípios em relação aos problemas com as estradas vicinais no período chuvoso”, alertou.

Leia também:  Abertas inscrições da 2° corrida Rotam Extreme

O Diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem, informou que o governo Federal tem recursos disponíveis para vários empreendimentos no campo, com taxas de juros reduzidos. Ele destacou também os diversos programas de apoio a agricultura familiar, através de cooperativas e a assistência técnica rural. “São 21 bilhões destinados ao setor. O ministério tem recursos alocados do Plano Safra  para todas as regiões”, garantiu

O governador  Silval Barbosa, ao fazer a entrega das chaves para os  municípios,  lembrou da época em que ele era prefeito de Matupá e enfrentava os mesmos problemas. Ele frisou que conhece muito bem as dificuldades e que os prefeitos tem que valorizar o que estão recebendo. “Os recursos são quase subsidiados. O governo tem os recursos, mas os municípios tem que apresentar bons projetos”, disse ele.

Leia também:  Avião com 400 kg de cocaína é apreendido em Tangará da Serra

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Figueiredo Sá, enalteceu a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e disse que o setor da agricultura familiar deve comemorar os avanços. Ele ressaltou que a parceria entre os governos federal e estadual está beneficiando os municípios de diferentes regiões de Mato Grosso. “O município tem que ser forte para ter um estado forte” observou

O Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de  Mato Grosso, Nelson Luiz Borges de Barros, falou sobre o apoio aos pequenos produtores rurais, para que os assentamentos tenham acesso aos créditos. Segundo ele, é um desafio para os prefeitos de Mato Grosso, garantir boas condições de estradas com os equipamentos. “O setor da agricultura familiar necessita de atenção dos governos federal e estadual”, finalizou.

Leia também:  MPE realiza encontro para discutir a atuação da instituição na defesa das crianças e adolescentes

Participaram da solenidade de entrega do maquinário, os 34 prefeitos municipais, o superintendente do Incra, Valdir Barranco e o  representante da Assembléia Legislativa,  deputado estadual, Baiano Filho, além de outras lideranças dos municípios.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.