Está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores o projeto de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB), que institui na cidade o Programa “Família na Escola”. Quando for aprovada, a proposta será desenvolvida na rede municipal de ensino de Rondonópolis, na semana que antecede o dia 21 de outubro de cada ano, ocasião em que se comemora o Dia Nacional da Valorização da Família.

Segundo o vereador Thiago Silva, a proposta tem o objetivo de conscientizar a sociedade, sobretudo os pais, sobre a família e a importância do acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes. “A proposta ainda estimulará o dever dos órgãos públicos e instituições em zelar pela família e a promoção do seu fortalecimento. Além disso, promover dentro do ambiente escolar a reflexão e a discussão acerca do conceito da família na sociedade atual e seus problemas econômicos, sociais e culturais. O projeto ainda deverá incentivar as participações comunitárias, ativas e permanentes na defesa da qualidade da educação como um valor inseparável do exercício da cidadania e a importância da família no processo educacional”, disse o vereador autor do projeto.

Leia também:  Pátio exagera e diz que bancada federal dá a vida por Rondonópolis

O projeto também prevê a realização de eventos dentro do ambiente escolar no intuito de integralizar os profissionais da educação, voluntários, alunos universitários, pais e alunos com a proposta de desenvolver um trabalho coletivo entre a escola e a família dos alunos.

O Programa “Família na Escola” será coordenado pela Secretaria Municipal da Educação que fará a integralização entre os profissionais da educação, voluntários da comunidade escolar, pais e alunos, bem como, viabilizar parcerias com universidades públicas e privadas para oportunizar a participação de alunos universitários no desenvolvimento e organização das atividades a serem voltadas para o crescimento da participação e valorização da família dentro do ambiente educacional.

“A participação da família dentro do espaço educacional é de extrema importância na formação e na educação das nossas crianças e adolescentes. Embora é na escola que desenvolve a educação e a formação sistematizada das pessoas, é no ambiente familiar que a criança tem seu primeiro contato com a sociedade, por isso, vislumbramos a premente necessidade de constituir uma parceria entre família e escola para o bom desenvolvimento de aprendizagem dos nossos alunos”, externou o vereador.

Leia também:  Afastado do Senado, Aécio teve salário suspenso e perdeu carro oficial
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.