Aliados no combate a vários problemas de saúde, como hipertensão e obesidade, os exercícios físicos também funcionam como válvula de escape para quem está constantemente estressado. “Mesmo quem trabalha sentado e termina o dia exausto tem muita energia acumulada e precisar extravasar para conseguir alguns momentos de relaxamento”, afirma o personal trainer Adriano Braga Coronato, de São Paulo.

Investir em aulas como boxe, body combat ou spinning, entretanto, pode não ser a melhor saída para se livrar do estresse. Por serem agressivas, estimulantes ou mesmo muito competitivas, essas atividades podem não ser as melhores opções para quem precisa mudar o foco em busca de instantes de mais calma e concentração. As opções a seguir ajudam quem vive sob alta tensão mental a descarrega-la de maneira equilibrada.

Escalada
Ela exige concentração e força física, mas tudo no ritmo do atleta. Graças a essas características, a escalada pode ser o esporte ideal para quem quer relaxar. “Você precisa calcular cada movimento para praticar essa atividade, o que bloqueia devaneios sobre o trabalho ou as tarefas a serem realizadas em casa”, afirma o personal Adriano. Com instrutor e equipamento adequados, ainda é possível realizar a atividade em meio à natureza, fugindo da tradicional trilha sonora da cidade que inclui buzinas, pessoas conversando e música ambiente.

Leia também:  Saiba quais são os sintomas da Hepatite A

Ioga
Segundo o instrutor Sanio Gomes Ferreira, do Levitas, a ioga atua diretamente sobre o estresse por meio de técnicas simples de respiração. Isso porque a ansiedade e o estresse provocam um ritmo mais ofegante de respiração, alimentando um ciclo que acaba por gerar mais estresse. “Deitado de forma confortável, o aluno precisa respirar de maneira consciente pelas narinas, inspirando durante quatro segundos e expirando por seis segundos”, ensina. O instrutor lembra ainda que o ambiente da aula também costuma ser desenhado com o objetivo de proporcionar bem-estar ao praticante, o que ajuda a relaxar ainda mais.

Circo
Outra atividade que exige concentração, mas de maneirabastante descontraída, é o circo. “Aulas como essa estão cada vez mais presentes em academias e fazem sucesso entre os que não encaram a musculação, por exemplo”, diz o personal trainer Adriano. Manter o foco é fundamental no trapézio, na corda, no tecido ou mesmo na cama elástica, e cada passo exige cálculo prévio, habilidade diretamente relacionada à consciência corporal. Malabares e acrobacias em grupo também exigem a atenção do praticante e ainda podem render boas risadas.

Leia também:  Por que você não deve pular mais o café da manhã

Tai chi chuan
Movimentação lenta, contínua e suave. Essa é a base do tai chi chuan, arte chinesa mundialmente praticada. Embora tenha surgido como uma arte marcial, hoje ele é recomendado principalmente para quem sofre com o estresse. Durante a aula são feitos exercícios que objetivam melhorar habilidades físicas e mentais por meio de técnicas de respiração, controle e meditação. O relaxamento permite não só um maior envolvimento com a atividade, como ainda torna seus sentidos mais receptivos.

Natação
“Embaixo da água tudo parece mais devagar e menos barulhento”, afirma o personal trainer Adriano. Por essas razões, a natação é um esporte indicado para quem deseja desestressar. Outra vantagem da modalidade é permitir um momento mais introspectivo com pouca ou nenhuma interação com os colegas de piscina. Concentre-se em seus movimentos e no som da água.

Leia também:  Os tratamentos que os seguros terão de oferecer em 2018

Pilates
“Diferentemente da ioga, que trabalha a respiração abdominal, o pilatesincentiva a respiração abdominal, estimulando e relaxando a musculatura”, afirma a orientadora Thaís Jacomele, do Levitas. Segundo ela, o método baseia-se em movimentos lentos e amplos, não sendo indicado, portanto, para quem deseja perder peso, mas trabalhando o alongamento e as articulações. O principal resultado é tonificação e a busca por uma postura adequada.

Danças a dois
Danças podem ser uma ótima maneira de drenar o estresse e deixar as preocupações do dia para trás. Isso porque a boa performance do parceiro também depende de você. Embora os movimentos permitam criatividade e descontração, é preciso estar envolvido na dança para guiar ou ser guiado. Escolha uma dança com estilo musical do seu gosto para relaxar ainda mais.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.