Costa Concordia é reerguido na Itália. (Foto: Andrew Medichini / AP Photo)
Costa Concordia é reerguido na Itália. (Foto: Andrew Medichini / AP Photo)

Uma forte tempestade atrasou por três horas o início da operação mais cara e complexa da história italiana.

Cerca de 500 engenheiros de diversas nacionalidades trabalham há mais de um ano para reerguer o navio de 114,5 mil toneladas.

O Costa Concórdia começou a ser endireitado às 9h. Só por volta do meio-dia deu para perceber que o gigante de 300 metros e 17 andares de altura estava finalmente se movendo, depois de 20 meses virado e encalhado.

A parte mais delicada da primeira fase, que era mover a embarcação em uma região em que o fundo do mar é rochoso, terminou ainda com a luz do dia, quando navio se desprendeu das pedras.

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Agora vem o momento mais difícil e temido: o encontro do casco com o fundo artificial, construído embaixo da água.

Uma vez que o navio tenha atingido a posição vertical, começa um novo desafio: estabilizar a embarcação, o que pode levar meses. Só então o Costa Concordia será rebocado para virar sucata.

A operação já custou 600 milhões de euros, que correspondem a cerca de R$ 1,8 bilhão.

O naufrágio do cruzeiro em 13 de janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.

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