As vendas de etanol das unidades produtoras da região Centro-Sul totalizaram 2,54 bilhões de litros em agosto, com aumento de 0,51% sobre o volume registrado em julho. Em relação a agosto do ano passado, houve alta de 21,41%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Do total de etanol vendido em agosto, 369,11 milhões de litros destinaram-se à exportação e 2,17 bilhões de litros ao mercado interno, sendo 922,77 milhões de litros de etanol anidro e 1,25 bilhão de litros etanol hidratado (usado nos carros flex). O resultado representa alta de 3,37%, quando comparado aos 1,21 bilhão de litros vendidos em julho, e de 20,69% sobre o valor apurado em agosto de 2012.

Leia também:  Exportação cai 65% em julho em Rondonópolis

Segundo a Unica, parte significativa desse total deve-se à resposta dos consumidores proprietários de veículos flex, que voltaram a consumir mais etanol hidratado do que gasolina.

De acordo com dados apurados pela Agência do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última semana de agosto, os preços médios do etanol hidratado para o consumidor ficaram em torno de 65% do valor da gasolina em quatro estados (Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo), criando estímulo econômico para o consumo do biocombustível. O etanol tem, aproximadamente, 70% do rendimento da gasolina.

No acumulado desde o início da atual safra, em abril, até 1º de setembro, o volume processado de cana-de-açúcar alcançou 363,45 milhões de toneladas, 55,84 milhões de toneladas acima da moagem verificada no mesmo período do ano passado. O volume aproxima-se do obtido na safra 2010/2011 (380,15 milhões de toneladas), quando as usinas localizadas na região Centro-Sul processaram o maior montante de cana-de-açúcar em uma única safra: 556,94 milhões de toneladas.

Leia também:  Bandeira amarela | Conta de luz será mais barata em setembro
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.