Para o cadastro é necessário apena retirar uma amostra de sangue - Foto: Ricardo Costa/ AGORA MT
Para o cadastro é necessário apena retirar uma amostra de sangue – Foto: Ricardo Costa/ AGORA MT

Esta sendo realizado durante todo este sábado (14) no Rotary Rondonópolis, o cadastramento de doadores de medula óssea que irão fazer parte do cadastro do Instituto Nacional do Câncer.

De acordo com Vanessa Loreto, uma das organizadoras do evento, a expectativa é alcançar até mil pessoas durante o dia, para aumentar as chances de compatibilidade de quem precisa da doação.

Para o cadastro é retirado apenas uma amostra de sangue e o voluntário não precisa estar em jejum. Também é necessário levar o documento de identidade, endereço e ter entre 18 e 55 anos.

O Rotary fica localizado na rua José Salmen Hanze, em frente a Praça da Santa Casa, na Vila Birigui e ficará aberto até as 17h.

Leia também:  Audiência discute 'Ideologia de Gênero' nesta terça em Rondonópolis

O QUE É MEDULA ÓSSEA?

Medula óssea é a matriz do sangue, ela se localiza na parte interna dos ossos, onde ficam as células mãe (células tronco) que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas. A cada 100 mil doadores, a chance é de encontrar apenas uma medula compatível. Este transplante é indicado para as pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a leucemia, hemoglobinopatias, crianças com doenças genéticas ou nos casos de aplasia de medula.

PARCERIA

O site AGORA MT foi um dos parceiros da campanha.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.