Agora MT Esportes Atletismo Alan Fonteles se compara a Bolt em rendimento
ATLETISMO

Alan Fonteles se compara a Bolt em rendimento

Fonte: Da Redação com Globoesporte
VIA

O maior nome do atletismo brasileiro é na verdade um paratleta. Alan Fonteles detém hoje recordes mundiais, três medalhas de ouro no último Mundial, e é campeão nos 200m T44 dos Jogos Paralímpicos de Londres. A boa fase de Fonteles, ainda aos 21 anos, o credencia a buscar rivais sem deficiência, e ele quer encontrá-los no ano que vem no Troféu Brasil de atletismo e também no Grande Prêmio Brasil. E ele foi além: se comparou ao maior astro das pistas no mundo, o jamaicano Usain Bolt, ao falar de suas qualidades e defeitos em relação a um atleta convencional.

– O ponto positivo dele (atleta sem deficiência) vai ser a largada, acho que vai abrir um pouquinho, e o meu ponto positivo seria a velocidade que vou atingir depois dos 40 metros. Eu não tenho queda durante a prova, e um atleta olímpico tem uma queda no final. Estou igual ao Bolt, que não tem queda na prova dos 100m, e eu também não tenho – afirmou Alan Fonteles ao “SporTV Repórter”.

O velocista brasileiro paralímpico também detalha como sustenta no corpo, sem as duas pernas, a força que faz para conseguir a velocidade que atinge.

– A minha força toda vem na (parte) posterior (da coxa) e na (região) lombar, tem que sustentar todo o meu corpo nesses locais, tem que exercitar bastante isso. Machuca um pouco, mas é treinamento – relata.

Amaury Veríssimo, técnico de Alan Fonteles em São Paulo, onde o paratleta treina e mora, diz que é difícil conseguir prever a velocidade que o paraense pode atingir no futuro.

– Cada um impõe o seu limite. Ele está num processo de crescimento, o quanto isso vai evoluir é muito difícil (saber). Num primeiro processo de treino você tem uma melhora grande, e agora a tendência é essa evolução ser mais gradativa, e isso a gente não consegue prever.
No “SporTV Repórter”, o ortopedista Marcos Guedes rechaçou qualquer possibilidade de um paratleta levar vantagem diante de um atleta convencional.

– Falar que a lâmina (prótese) é mais veloz que um atleta de ponta bem treinado, com as duas pernas, é um absurdo. Não dá pra se certificar disso de forma nenhuma. Espero viver para ver isso acontecer.

Na última grande competição, em Lyon, na França, em julho, Alan Fonteles dominou os 100m e os 200m. Nos 400m, prova que não é sua especialidade, ficou com o ouro e bateu o recorde do campeonato na categoria T44. Nos 200m, Alan quebrou o recorde mundial ao marcar 20s66. Nos 100m, o brasileiro venceu com 10s80, levou o ouro e quebrou o recorde da competição, que pertencia ao sul-africano Oscar Pistorius (11s33).

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas