Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Controle do colesterol diminui riscos de doenças cardiovasculares
SAúDE E BEM-ESTAR

Controle do colesterol diminui riscos de doenças cardiovasculares

Fonte: Da Redação com Bem Estar
VIA

O colesterol é necessário para o funcionamento do organismo, porém o desequilíbrio dessa gordura pode trazer consequências ruins, especialmente se houver excesso de LDL, conhecido como o colesterol “ruim”.
Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo infarto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia apresentou recentemente novas orientações sobre o limite saudável do LDL, como explicaram os cardiologistas Roberto Kalil e Raul Dias dos Santos no Bem Estar desta terça-feira (29).
Antes, o tolerável para pacientes com alto risco de doenças cardiovasculares era 100 mg/dl. Agora o paciente que tem alto risco precisa estar com o colesterol em torno de 70 mg/dl como uma maneira de proteger o coração. Além disso, ele pode precisar também de medicamento, já que as mudanças na dieta e a prática de exercícios não são suficientes para reduzir esses níveis.
O paciente considerado com alto risco de doenças cardiovasculares são aqueles que já sofreram infarto, AVC ou outro problema cardíaco, que têm diabetes, que têm histórico familiar ou fatores de risco associados, como tabagismo, obesidade, pressão alta, HDL baixo (o colesterol “bom”) e insuficiência cardíaca.
Para quem tem risco médio, quando há um ou dois fatores de risco associados, os valores toleráveis também diminuíram 30 mg/dl – de 130 mg/dl para 100 mg/dl. Ou seja, o paciente que tem risco médio deve se preocupar em manter sua taxa de colesterol perto de 100 mg/dl. Segundo o cardiologista Raul Dias dos Santos, essas mudanças têm a intenção de diminuir em 15% os riscos de doenças cardiovasculares e também as mortes causadas por elas, com tratamentos mais agressivos.
No caso dos pacientes com risco baixo, que não tem nenhum histórico de problema cardíaco ou fatores associados, o ideal é que a taxa de colesterol ruim esteja em 130 mg/dl, mas isso depende muito da avaliação médica. Em relação aos riscos de doenças do coração, os médicos alertam que há diferenças entre os homens e as mulheres. Para eles, as chances são maiores a partir dos 45 anos de idade; para elas, depois dos 55 anos, quando entram na menopausa e ficam desprotegidas sem a quantidade ideal de hormônios.
Para manter as taxas de colesterol controladas, é importante evitar alguns hábitos, como o consumo excessivo de gordura, o sedentarismo e o cigarro. De acordo com os médicos, o cigarro produz uma substância que reduz o HDL, o colesterol “bom”, o que aumenta as chances do acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos; e ainda aumenta a oxidação do LDL, o colesterol “ruim”, facilitando sua entrada nesses vasos. Associado a isso, o cigarro aumenta o risco de trombose e faz os vasos se contraírem mais, o que eleva as chances de um entupimento dos vasos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas