Agora MT Mundo OMS confirma surto de poliomielite em província da Síria em guerra
MUNDO

OMS confirma surto de poliomielite em província da Síria em guerra

Fonte: Da redação com G1 MUNDO
VIA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou nesta terça-feira (29) que existe uma epidemia de poliomielite em uma província no nordeste da Síria e disse que há um alto risco de ela se espalhar pela região.

Segundo a agência, testes de laboratório confirmaram a presença do vírus da pólio do tipo 1 em 10 de 22 casos suspeitos em Deir al-Zor, uma das províncias mais afetadas pela guerra civil que devasta o país há mais de dois anos e meio.

Oliver Rosenbauer, porta-voz da agência, disse que ainda estão sendo aguardados os resultados dos outros 12 casos.
“È claro que essa é uma doença contagiosa, com o movimento da população ela pode viajara para outras áreas. Então o risco é alto de que se espalhe pela região”, disse.

A maioria dos afetados no leste da província de Deir al-Zor com paralisia flácida aguda, um sintoma de doenças como a pólio, é formada por crianças de até 2 anos de idade, havia informado anteriormente a OMS.

Não há cura para a doença, altamente infecciosa, que somente pode ser prevenida por meio da imunização, normalmente feita em três doses.

Mais de 100 mil crianças com menos de 5 anos estão sob o risco de contrair pólio na província.

A maior parte do interior está em mãos da oposição, mas a cidade de Deir al-Zor ainda está parcialmente sob controle de forças do governo do presidente Bashar al-Assad.

Campanhas de vacinação estão sendo planejadas para toda a Síria em novembro, mas ainda está em discussão a logística em meio à guerra civil, que prejudica a movimentação das equipes de ajuda humanitária.

Com cerca de 4 mil refugiados sírios deixando o país diariamente, campanhas de imunização também estão sendo planejadas para países vizinhos, onde poderá haver brechas na cobertura da vacinação.

De acordo com Rosenbauer, provavelmente a maioria das 22 vítimas nunca tenha sido vacinada ou recebido uma única dose da vacina contra a poliomielite.

A pólio ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em questão de horas.

É endêmica em apenas três países: Nigéria, Paquistão e Afeganistão, mas casos esporádicos ocorrem em outras nações.

Os casos de pólio em todo o mundo caíram de uma estimativa de 350 mil quando a campanha de vacinação começou, em 1988, para 223 relatados em 2012, de acordo com a OMS.

Até o momento, foram registrados este ano 296 casos do vírus selvagem da poliomielite no mundo, excluídos os 22 não confirmados na Síria.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas