A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (31), no Palácio do Planalto, as credenciais de 19 embaixadores que agora iniciam oficialmente trabalhos no Brasil como representantes de suas nações de origem. As cartas credenciais são assinadas pelos chefes de Estado de cada país. Após a cerimônia com Dilma Rousseff, os embaixadores foram a um almoço no Palácio Itamaraty, oferecido pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.

Ao lado do ministro e do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, Dilma recebeu as cartas credenciais dos novos embaixadores de Botsuana, da Guiné Equatorial, do Líbano, de Honduras, do Sri Lanka, da Índia, do Marrocos, da Tunísia, França, do Reino Unido, Iraque, da Nicarágua, Polônia, Suíça, do Vietnã, Kuwait, da República Tcheca, dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

Leia também:  Setrat atende indicação de vereador e sinaliza ruas do Jardim Serra Dourada

Entre os representantes dos governos estrangeiros está a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, no país desde meados de setembro. Liliana é a substituta do embaixador Thomas Shannon, que chefiou a missão diplomática do país no Brasil desde 2009 e voltou aos Estados Unidos para ser assessor especial do secretário de Estado John Kerry. A embaixadora já tinha o aval do governo brasileiro pararepresentar os Estados Unidos em Brasília desde junho.

A diplomata assume oficialmente hoje o posto em um momento de tensão entre o Brasil e os Estados Unidos, em decorrência das denúncias de espionagem por agências norte-americanas à presidenta Dilma, autoridades, cidadãos e empresas. “Acho que isso [relação delicada] tem que ser conversado. Vamos continuar dialogando para avançar, mas temos muitos outros temas que conversar”, disse ao final da cerimônia desta quinta-feira.

Leia também:  Produtores recorrem à AL por mudanças na Lei do Susaf
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.