Mato Grosso começou a identificar as necessidades dos municípios com potencial turístico nesta quinta-feira (03) no 1º Encontro de Gestores de Turismo da Região Noroeste, que acontece até a tarde de sexta-feira (04) em Tabaporã. O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT), Jairo Pradela (PMDB), acompanhado de uma equipe da secretaria, participa deste diálogo com os secretários e dirigentes do turismo dos municípios da região. As discussões servirão de base para a elaboração do planejamento estratégico do turismo mato-grossense.

Dos 141 municípios de Mato Grosso, 89 se inscreveram no Programa de Regionalização do Turismo . O Governo do Estado quer preparar os interlocutores municipais para que estejam alinhados no momento em que o Ministério do Turismo lançar os editais, que vão distribuir os recursos. “O turismo do estado está no caminho certo. Precisamos integrar os municípios, esquecer as siglas partidárias, e ter a visão econômica para classificarmos, qualificarmos e alinharmos essa cadeira produtiva”, ressaltou Jairo Pradela.

Leia também:  Prefeito sugere aumento de 400% na taxa de iluminação pública, Thiago Muniz rebate

O interlocutor estadual Geraldo Lúcio, técnico da Sedtur, faz uma apresentação do programa do Ministério e detalha seu cronograma com as quatro fases, sendo a primeira essa visita in loco da secretaria estadual que vem ouvir os municípios, integrá-los e informar sobre as regras a serem seguidas. A vereadora de Porto dos Gaúchos, Joelma Moremã Trevisam, aprovou a iniciativa, esse intercâmbio valoriza os municípios locais, principalmente o turismo rural característico da sua região que conta com a beleza do Rio Arinos e a expansão da agricultura familiar.

O prefeito de Tabaporã, Percival Cardoso, sedia o evento com a melhor expectativa para o seu município e região. “É importante para a nossa região termos esse encontro aqui e o secretário de Turismo do Estado vir até nós e ver de perto a realidade. Com certeza, vamos ter um resultado muito positivo.

Leia também:  Sindicato Rural "sente pressão" e apresenta trabalho social a vereadores

O 1º Encontro de Gestores de Turismo da Região Noroeste foi aberto ainda pelo prefeito de Porto dos Gaúchos, Baixinho Piovesan, presidente da Câmara de Vereadores, Fátima Bedin, consultora da Associação de Municípios com Potencial Turístico (Amptur), Leila Fraga, conselheira de Cultura de Mato Grosso, Vanice Marques, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Tabaporã, Jonas Abacate.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.