Agora MT Variedades Moda e Beleza Um guia completo para quem quer ficar loira
MODA E BELEZA

Um guia completo para quem quer ficar loira

Fonte: Da redação com Marie Claire
VIA

SUNNY BLOND
É a evolução do antigo efeito ombré. Se antes o clareamento era feito exclusivamente nas pontas, agora nuances de mel e dourado ganham o topo da cabeça, um a três dedos abaixo da raiz, formando um degradê suave. “A raiz se mantém natural. Para o visual funcionar, o contraste com o novo tom deve ser discreto, sem divisões marcadas”, diz Juha Antero, colorista do salão MG Hair

ESCOLHA SE…
…Não tem tempo (ou paciência) para ir ao salão constantemente
Por se tratar de uma técnica suave e que poupa a raiz, a manutenção da cor não precisa ser tão frequente, como demandam cabelos monocromáticos e marcantes. De acordo como colorista Juha, mulheres com fios naturalmente claros podem esperar até seis meses para fazer os retoques, enquanto as morenas devem aguardar cerca de três meses. “A raiz escura é moderna e cria uma espécie de moldura para o rosto. Dependendo da proposta, é até legal dar um tempo maior para voltar ao salão”, sugere.

…Você tem a pele morena
Democráticas, as novas californianas se adaptam a qualquer cor de pele, incluindo as morenas claras, morenas escuras e olivas (tonalidade média, com fundo ligeiramente esverdeado), que não se harmonizam com loiros brancos demais. “Tons claríssimos ficam melhores em mulheres claras e rosadas. Quem possui a pele mais quente, deve optar por mechas discretas, como o camarelo e o camomila, que garantem um resultado natural”, diz Juha Antero. Já as negras podem destacar somente o comprimento e as pontas com tons de dourado acobreado ou chocolate. “O recurso dá equilíbrio às linhas do rosto e reforça a sofisticação do look”, completa.

…É loira de primeira viagem
Os tons customizáveis do novo ombré são ótimos para quem quer ficar loira, mas ainda tem receio de aderir ao look total blond. O estilo também é o primeiro passo para as morenas que querem ter fios claros. “Aplicamos cores bempróximas à raiz natural e fazemos uma graduação no comprimento e nas pontas. Depois, à medida que a mulher se acostumar como visual, podemos clarear mais mechas nos retoques”, explica Juha.

…Os fios já passaram por muitos processos químicos
Mais leve, a técnica é boa pedida para quem deseja aderir ao loiro, mas está com o cabelo fragilizado devido a procedimentos agressivos como descolorações e progressivas. Por manter a raiz preservada e ter mechas claras espaçadas, o ombré não danifica tanto o cabelo como as colorações tradicionais. “Uma dica é iluminar áreas que ficam embaixo do comprimento e no alto da cabeça. Elas aparecem conforme o movimento e disfarçam pontas ressecadas e com bifurcações”, diz Juha Antero.

…É adepta do “surf style”
Tendência para o verão, tom degradê ganha bossa com fios ondulados e propositalmente bagunçados. Para criar a textura, o produto chave é o spray salino, finalizador que imita o efeito da água do mar, criando um resultado supernatural. Aplique nos cabelos úmidos e amasse as mechas com as mãos.

ICE PLATINUM
Uniforme e ousado, típico das divas de Hollywood como Gwyneth Paltrow e Gwen Stefani, o loiro gélido se confirma como uma das principais tendências da temporada.O tom pode ser conquistado por meio de coloração, caso o cabelo seja naturalmente claro – ou com descolorantes, para transformações mais radicais

ESCOLHA SE…
…Está disposta a investir
Ser uma falsa loira exige investimento financeiro e tempo, pois o visual requer manutenção assídua. Para não ficar evidente, a raiz pede retoques a cada 15 dias – a menos que você queira deixar o topo propositalmente escuro. “Esse contraste é interessante. Mas tem de ter atitude para usar”, diz Marco Antônio de Biaggi. Mesmo assim, é importante incorporar hidratações profissionais à rotina. “Complemente o tratamento emoliente com ampolas, máscaras e leave-ins ricos em queratina, proteína que protege o fio das agressões externas. É sempre necessário repor a substância após processos de descoloração”, afirma Marcos Proença, do salão Proença, em São Paulo. Xampus com pigmentos violetas também evitam que a cor fique amarelada durante o verão.

…O cabelo está saudável
Apesar das técnicas menos agressivas – como as que combinam microluzes com tonalizante, por exemplo –, o caminho mais comum para o loiro platinado ainda é através do descolorante, passado várias vezes sobre as mechas, em diferentes etapas. O processo dura horas, deixa os fios superfragilizados e está proibido para mulheres que já passaram por progressivas, relaxamentos ou outro tipo de alisamento. “A incompatibilidade das químicas pode romper o fio e o resultado é desastroso. Faça apenas se estiver com o cabelo em dia, hidratado, forte e sem queda”, alerta Marcos Proença. Adeptas do tonalizante e da tinta estão liberadas, já que a descoloração remove todos os pigmentos do fio. Por precaução, antes de se submeter ao visual, faça sempre um teste em uma mecha fina da nuca. Além de decidir se gosta do resultado, veja como o cabelo reage à descoloração.

…É amiga da tesoura
A nuance clara ganha um ar atual com cortes modernos. Curto, chanel e franjas longas desconectadas estão entre as tendências mais indicadas. “Aposte nos curtos e médios, que são fashionistas e pedem menos manutenção. O cabelo comprido não contribui para saúde dos fios e precisa ser aparado mensalmente para eliminar as pontas ressecadas pela química”, diz Marcos Proença. Para variar o estilo, invista em fios com ondas glamourosas ou acabamentos ultralisos, construídos com géis e sprays de brilho.

…Adora maquiagem
De acordo como cabeleireiro e maquiador Evandro Ângelo, dar destaque aos lábios e aos olhos é o segredo para levantar o visual. Durante o dia, sombras em tons de marrom ajudam a dar profundidade ao olhar. “À noite, delineadores e cores fortes, como preto e vinho, são a companhia ideal dos fios claríssimos”, afirma. Finalize com corretivo e batons em tons de vermelho e fúcsia, que acendem o look e disfarçam as olheiras e a aparência cansada.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas