O período de chuva está se intensificando aos poucos. E com ele o risco da dengue aumenta. Pensando justamente nos riscos é que a prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, autorizou a realização da Campanha “Alto Araguaia contra a Dengue”, que terá a semana D realizada entre os dias 02 e 06 de dezembro. O trabalho incluirá fiscalização em residências e terrenos baldios. Além disso, serão disponibilizadas 20 caçambas para que os moradores depositem material que possa acumular água. As unidades ficarão três dias em cada bairro.

A campanha será oficialmente lançada no dia 02 de dezembro. É importante que os moradores recebam os agentes de endemias e coloquem em prática medidas que podem ajudar na prevenção como vedar caixas d´água, retirar água dos pratos dos vasos de plantas, trocar com frequência a água dos recipientes dos animais e limpar as calhas das casas.. Outra importante recomendação que os moradores receberão é quanto a manter caixas d’água sempre tampadas. Os agentes passarão por todos os bairros.

Leia também:  1º Velo Cross acontece em setembro em Poxoréu

Os proprietários de terrenos baldios também devem ficar atentos. Os agentes vão vistoriar e caso encontros propriedades tomadas pelo mato e pelo lixo serão notificados a promover a limpeza imediatamente. Para fechar a Semana D da Campanha “Alto Araguaia contra a Dengue”.

“Será uma grande campanha que abarcará todos os bairros. Importantes que os moradores entendam que é um grande trabalho de prevenção e que nosso objetivo é orientar quanto aos riscos da doença e principalmente sobre cuidados básicos para se evitar a procriação do mosquito”, ressalta Lígia Suely Lopes de Oliveira, coordenadora da Vigilância Ambiental de Alto Araguaia.

Caçambas para depositar entulho

Nos próximos dias a prefeitura de Alto Araguaia vai disponibilizar em cada bairro do município 20 caçambas para que os moradores depositem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. O objetivo é de contribuir de forma direta para eliminar focos que possam contribuir com a proliferação do mosquito da dengue.

Leia também:  Por falta de chuva plantio de soja está atrasado em Mato Grosso

As caçambas começarão a ser dispostas nos bairros também a partir do dia 02 de dezembro. Ao todo serão disponibilizadas 20 caçambas que ficarão por três dias em cada bairro. Os primeiros bairros atendidos pela ação serão Cohab 1 e 2 e ainda o Bairro Boiadeiro. “Trata-se de uma grande oportunidade para os moradores colocar para fora de suas residências e terrenos baldios todo material que possa acumular água. Essa foi uma solicitação do prefeito Maia Neto”, destacou a coordenadora.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.