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Confiança do consumidor sobe em novembro, indica FGV

Fonte: da redação com Valor Econômico
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Mais otimista quanto à perspectiva para suas finanças pessoais, o brasileiro ficou mais confiante em novembro, de acordo com “Sondagem de Expectativas do Consumidor” realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) – que sintetiza a sondagem – avançou 1,0% entre outubro e novembro de 2013, ao passar de 111,7 para 112,8 pontos. A evolução favorável no mês, contudo, foi insuficiente para compensar a perda observada em outubro (2,2%), mantendo o índice abaixo da média histórica de 115,5 pontos pelo nono mês consecutivo.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador caiu 6,1%, mas com menor intensidade que em outubro, quando cedeu 8,1% ante o mesmo mês em 2012.

O ICC é composto por dois subíndices que medem o grau de satisfação com o presente e o otimismo com o futuro. Em novembro, a alta do índice geral foi motivada pela melhora das perspectivas em relação aos próximos meses: o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,4%, ao passar de 107,5 pontos em outubro para 109,0 pontos em novembro, superando a média móvel de 60 meses, de 108,5 pontos.

O otimismo em relação às finanças pessoais nos meses seguintes foi quesito o que mais contribuiu para melhora das expectativas. O indicador deste quesito avançou 1,3%, ao passar de 132,9 pontos para 134,6 pontos, permanecendo acima da média histórica (131,4). A parcela de consumidores projetando melhora da situação financeira familiar aumentou de 37,2% para 38,9%; a dos que preveem piora se manteve em 4,3%.

Já o Índice da Situação Atual (ISA) variou 0,2%, ao atingir 120,8 pontos, patamar bem inferior à média dos últimos cinco anos (128,5).

O grau de satisfação dos consumidores com a situação da economia no momento atual ficou relativamente estável. Entre outubro e novembro, a proporção de consumidores que a avaliam como boa aumentou de 16,2% para 16,6%, enquanto a dos que a julgam ruim caiu de 35,2% para 35,0%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor da FGV é feita com base numa amostra com cerca de dois mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de novembro de 2013 foi realizada entre os dias 30 de outubro e 19 de novembro.

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