A Campanha do Laço Branco surgiu no Canadá em seis de Dezembro de 1989 - Foto: Reprodução/ Internet
A Campanha do Laço Branco surgiu no Canadá em seis de Dezembro de 1989 – Foto: Reprodução/ Internet

A Defensoria Pública de Mato Grosso irá lançar no estado nesta segunda-feira (02) a Campanha do Laço Branco com o tema “Homens pelo fim da violência contra as mulheres”. A campanha termina na sexta-feira (06) Dia Nacional da mobilização dos homens contra a violência doméstica.

O estado tem registrado números crescentes de violência, sendo pouco mais de 21 mil casos em 2010, 24 mil em 2011 e mais de 32 mil em 2012.

O evento será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 10h em Cuiabá. A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado, a Defensora Pública Rosana Leite de Barros ressalta a importância da realização deste movimento e o papel que a Defensoria esta desempenhando em prol da sociedade. “Essa campanha tem primordial importância para mobilizar os homens e mostrar que além de não praticarem violência contra mulheres, repudiam a pratica”.

Leia também:  Governo vai recuperar perímetro urbano de rodovia em Alto Araguaia

A Campanha 

A Campanha do Laço Branco surgiu no Canadá em seis de Dezembro de 1989, quando o jovem Marc Lepine (25 anos), armado com uma submetralhadora, entrou na Escola Politécnica de Montreal e determinou que todos os homens se retirassem, deixando apenas as mulheres.

Lepine atirou nas 14 mulheres que permaneceram no local. Todas morreram e ele cometeu suicídio. Após o episódio, no dia seis de Dezembro daquele ano vários homens saíram às ruas vestindo roupas brancas, a fim de afirmar que não concordavam com a atitude do assassino, bem como abominavam a prática de violência contra mulheres e, assim, se consagrou o Dia Internacional de mobilização masculina pelo fim da violência doméstica. A Lei nº 11.489/07 instituiu a data no Brasil.

Leia também:  Termina quarta-feira (31) prazo de vacinação da febre aftosa
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.