A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi escolhida para sediar a Exposição Universal de 2020, a Expo 2020. São Paulo; Izmir, na Turquia; e Ekaterinburg, na Rússia, eram os demais concorrentes que chegaram à fase final da disputa.

A Expo2020 é considerada o terceiro maior evento internacional em número de visitantes e de impacto econômico, ficando apenas atrás da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. A votação para escolha da cidade-sede, coordenada pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE), foi feita em três turnos. A cada turno, a cidade menos votada era eliminada.

Na primeira rodada de votações, São Paulo recebeu 13 votos; Dubai, 77; Ekaterinburg, 39; e Izmir, 33. Na segunda rodada, Dubai recebeu 87 votos; Ekaterinburg, 41; e Izmir, 36. No último turno, Dubai recebeu 116 votos; e Ekaterinburg, 47. Representantes de 162 países têm direito a voto.

Leia também:  Tempestade Harvey acalma e deixa grandes estragos e mais de 1 milhão de pessoas desabrigadas

O tema escolhido por São Paulo foi Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento, que pretendia estimular a criação de projetos de inovação, novas políticas sociais e econômicas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.